OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARAS PASSA A SER RECOMENDADA APENAS PARA GRUPOS ESPECÍFICOS EM UNIDADES DE SAÚDE, DIZ ANVISA

Agência flexibilizou a recomendação de uso universal das proteções faciais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta segunda-feira (03/04), suas orientações sobre o uso de máscaras em serviços de saúde.
A agência flexibilizou a recomendação de uso universal das proteções faciais, modificando a nota técnica do início da pandemia, em 2020, que estabelecia a medida.
Agora, a Anvisa recomenda o uso das máscaras nesses ambientes somente para alguns grupos específicos, entre eles:
• Pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes;
• Pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidadade da doença (últimos 10 dias).
• Profissionais que fazem a triagem de pacientes.
• Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação etc.
• Situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.
A agência disse que considerou discussões técnicas sobre o assunto para tomar a decisão, avaliando o cenário geral de queda no número de casos e óbitos provocados pela doença no país, além da oferta de vacinas.

“O objetivo dessa medida é prevenir contaminações e transmissão de Covid-19 no ambiente hospitalar e proteger pacientes, outros acompanhantes, visitantes e profissionais”, disse a Anvisa, em nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *