164 ANOS DE SÃO JOSÉ DO BARREIRO

Há 164 anos, era fundada São José do Barreiro. Surgida às margens do rio do mesmo nome como ponto de parada dos tropeiros que faziam o caminho entre Minas Gerais e Paraty, transportando ouro e pedras preciosas, Barreiro surgiu como um importante ponto de parada para aqueles homens e mulheres que faziam o percurso da Vila Rica de Ouro Preto até o porto de Paraty, em lombo de mulas ou mesmo a pé, que, ao avistarem o pequeno vilarejo, confortavam-se em saber que chegavam a um local onde podiam repousar com segurança e acolhimento seus corpos fatigados e seus espíritos castigados pelas longas travessias.

Barreiro nasceu, portanto, como um lugar de repouso e acolhimento que, no tempo, ganhou importância com a abertura do Caminho da Piedade, com a chegada das grandes lavouras de café e, passado o café, com a pecuária leiteira. A pequena São José do Barreiro atravessou muitas mudanças desde então, mas nunca deixou de ser um lugar de repouso e acolhimento, cujo povo devoto e trabalhador, jamais deixou de estender a mão e esboçar um sorriso sincero e um abraço a todos que aqui vieram buscar a sua paz. De eadem fide sentire, do latim, sentindo a mesma confiança, é o lema inscrito em sua bandeira e seu brasão.

Que a nossa amada São José do Barreiro possa seguir cada vez mais bela, cada vez mais acolhedora, cada vez mais próspera e segura, oferecendo a todos a mesma confiança no acolhimento, que a marcou no coração e no espírito de tantas pessoas nesses últimos 164 anos. Parabéns, São José do Barreiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *