PROJETO MANANCIAIS AMPLIA AÇÕES EM AREIAS
Esse é um projeto em parceria entre a Prefeitura Municipal de Areias, através das Secretarias de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, com a AGEVAP, e Empresa Água e Solo, com um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.
Sexta-feira (24) aconteceu na Casa da Cultura em Areias mais uma reunião a respeito do projeto Mananciais (PRISMAs), que vem sendo desenvolvido no município, e visa a recuperação, despoluição e reflorestamento de nascentes do Ribeirão Vermelho, e assim, consequentemente, a adequação do uso de água e solo.
“Esse é um projeto de extrema importância para nosso município e que já está em andamento. Nós iremos fazer um tratamento e monitoramento para melhorar a qualidade da água de todos os afluentes que abastecem o Ribeirão Vermelho, das nascentes até a captação. Será feita a instalação de fossa séptica, instalação de esterqueira nos currais, para despoluir a água do ribeirão e assim torna-lo adequado para consumo da nossa população”, informou o Secretário de Agricultura José Ronaldo.
No momento o projeto está terminando a fase inicial, realizando análise da água, cercamento das nascentes para logo serem reflorestadas, e logo todas as casas próximas a essa área terão as fossas sépticas (distintas entre fossa para dejetos de banheiro e de outros usos), tirando assim o esgoto que é despejado no ribeirão.
Areias é a primeira cidade do estado de São Paulo a conseguir esse projeto, que não terá custo ao município e ainda trará muitos benefícios aos moradores. Todo o investimento é através da CEIVAP, que tem recursos provenientes da cobrança pelo usa das Águas da Bacia do Paraíba do Sul.
O que é o projeto MANANCIAIS?
O Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Rio Paraiba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistémicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia.
Tudo isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a solidez dos ecossistemas associados a água a médio e longo prazo.
O Programa Mananciais é composta por Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo
(PRISMAs). Tais projetos contemplam fases de diagnósticos e priorização. Funciona assim: depois de um estudo sobre a situação ambiental das áreas contempladas, especialistas e representantes dos comitês afluentes selecionam áreas prioritárias, onde o investimento proporcionará resultados mais efetivos para toda a bacia.
Fonte: A Gazeta RM