OPERAÇÃO EM SÃO SEBASTIÃO ENCONTRA TRÊS CRIANÇAS VIVAS E NÃO TEM PRAZO PARA ACABAR

Informação é do prefeito Felipe Augusto; cerca de 600 homens estão trabalhando nos resgates, revezando-se em turnos e todos com poucas horas de sono

As equipes de resgaste em São Sebastião (SP) encontraram na tarde desta terça-feira (21) três crianças vivas que estavam soterradas em um dos morros da cidade, informou o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Quando conversou com o Painel, a informação tinha acabado de chegar e ele ainda não sabia as idades, nem a localização exata do resgate. “Mas esse episódio dá forças para seguirmos com o nosso trabalho. Onde há vida, há esperança”, afirmou.

As equipes estão trabalhando 24h por dia desde que a região foi assolada por um volume recorde de chuvas, relata o prefeito.

São cerca de 600 homens trabalhando, revezando-se em turnos e todos com poucas horas de sono. “É uma operação coordenada nas três esferas de poder, União, estado e município, com responsabilidade e agilidade, e muita vontade de fazer dar certo. Não tem ninguém encostado.”

As chuvas arrefeceram, mas Felipe Augusto atesta que a situação ainda é crítica. São esperados 200 mm de chuva para os próximos três dias. Embora seja menos que os 600 mm que caíram em menos de 24h no último fim de semana, ainda é bastante, considerando os deslizamentos e o impacto que o primeiro temporal já causou.

Justamente pela delicadeza da situação é que as operações de buscas não tem prazo para acabar. O grupo seguirá mobilizado enquanto houver necessidade.

Além das procura por vítimas, também há equipes mobilizadas de empresas privadas trabalhando na recuperação de estruturas e de sinal de telefonia, por exemplo. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acompanha a situação no local.

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte paulista, divulgou, nesta terça-feira (21), o nome de 12 vítimas do temporal que afetou o município entre sábado (18) e domingo (19). Até o momento, a Defesa Civil registrou a morte de 44 pessoas, sendo 43 em São Sebastião e uma em Ubatuba. O total foi atualizado na manhã desta terça.

‘Operação de guerra’
Felipe Augusto disse que o município vive uma “verdadeira operação de guerra” para prestar apoio à população atingida pela forte chuva que atingiu o litoral norte de São Paulo nos últimos dias.

“Estamos com uma verdadeira operação de guerra para atender [a população]. São mais de 600 homens em operações. “Estamos com uma verdadeira operação de guerra para atender a população. São mais de 600 homens em operações”, afirmou o prefeito.

O prefeito disse, porém, que não há previsão de quando os serviços de coleta de esgoto, fornecimento de água e eletricidade devem voltar a funcionar. “Não temos previsão porque como a estrada foi interrompida por escorregamentos o sistema de posteamento foi totalmente atingido. Tem interrupções em diversos pontos”, afirmou.

Participam da força-tarefa as defesas civis municipal, estadual e da União, o Comando de Policiamento Aéreo, o Corpo de Bombeiros e os policiamentos militar, civil e científico. O prefeito disse ainda que participam das reuniões integrantes da Anatel, EDP e Sabesp.

Velório coletivo
O prefeito disse que a possibilidade de velório individual ou coletivo será tomada pelos familiares das vítimas. Até a tarde da terça-feira (21), dos 13 primeiros corpos reconhecidos e liberados, um será velado em São Sebastião, segundo o prefeito.

“Esse velório foi no velório municipal. Os outros doze foram transladados para outras cidades e outros estados. A decisão é da família, se ela quer levar para outra cidade ou para outro estado ou se ela quer fazer outro velório aqui.”

Augusto disse que caso os velórios ocorram na cidades há duas estruturas previstas: uma para o velório individual e outra montada na região central para fazer o sepultamento coletivo.

Resgates por vias aéreas e marítimas
Em relação ao resgate por vias aéreas e marítimas, o prefeito disse que a operação de embarque e desembarque com as embarcações da marinha estão sendo discutidas pelo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, o prefeito afirmou que a rodovia dos Tamoios pode ser usada para deixar a cidade.

“Neste momento, estamos com a estrada liberada, e as pessoas estão saindo sentido centro de São Sebastião para pegar a rodovia dos Tamoios.”

Retorno às aulas suspenso
O ano letivo das escolas municipais da cidade foi comprometido com as chuvas intensas que arrasaram a região.

“Todo o plano de ano letivo está sendo revisto pela Secretaria de Educação, temos escolas abrigando o Exército, as doações, os desalojados. Todo o sistema educacional do município está nesse momento comprometido.”

O prefeito disse ainda que o sistema de ensino está comprometido porque a ligação entre os bairros foi prejudicada. “Tem alunos que moram num bairro e moram em outros.” Segundo ele, não há previsão de retorno. “A Secretaria de Educação está reunida nesse momento tomando essa decisão. Provavelmente as férias escolares de julho serão canceladas.”

Transporte público
O funcionamento do transporte público em São Sebastião funciona de firma parcial, segundo o prefeito. O transporte na região Centro-Norte está normalizado.

Nas regiões que tiveram interrupções nas estradas, o transporte urbano funciona parcialmente. “Se tem uma interrupção, um ônibus vem, deixa os passageiros nesse ponto, eles atravessam a pé nesse ponto e pegam o ônibus do outro lado. No Centro sul, está sendo feito um trabalho ponto a ponto de acordo com as condições portuárias.”

Em relação ao escoamento de cargas para a cidade, o prefeito disse que a Marinha está fazendo o desembarque de cargas humanitárias que chegam à região.

Augusto disse também que as cargas e operações portuárias começam a ficar prejudicada com o trânsito. “Mas como estávamos no Carnaval, os próprios operadores portuários estavam organizados por conta do excesso de veículos na região. O desenrolar dessa logística será discutido nos próximos dias.”

O prefeito disse ainda que o único trecho interrompido que é entre a Barra do Sahy e Bertioga. “O restante está conectado, com uma situação precária, mas conectado.”

Pessoas em áreas de risco
O prefeito afirmou que “todas as áreas de risco estão sendo monitoradas”. A previsão do tempo para São Sebastião nos próximos dias é chuva, por isso, muitos moradores estão preocupados com as áreas que tiveram deslizamentos. “Estamos acompanhando os trabalhos da defesa civil e dos agentes de segurança.”

Augusto afirmou que o esforço da prefeitura e das demais autoridades envolvidas é “buscar sobreviventes, dar condições para os resgatados e aqueles que precisam apoio por terem perdido suas casas.”

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *