VALE TEM MAIS DO QUE O DOBRO DE MORTES COMPARADO À FAIXA DE GAZA, NO ORIENTE MÉDIO


Maior taxa de homicídios do estado de São Paulo desde 2010, o Vale do Paraíba tem violência similar à da Faixa de Gaza, histórica porção de terra em permanente conflito entre palestinos e israelenses, no Oriente Médio.


Leia mais: http://classelider.com/2023/02/06/vale-tem-mais-do-que-o-dobro-de-mortes-comparado-a-faixa-de-gaza-no-oriente-medio/

Naquele território conflagrado, o ano passado é considerado um dos mais violentos em quase duas décadas na região: 150 palestinos e 30 israelenses morreram em confrontos em 2022. Ou seja, o histórico conflito provocou 180 mortes na Faixa de Gaza nos 12 meses do ano passado.

No mesmo período, 368 pessoas morreram em homicídios e 10 em latrocínios na RMVale, totalizando 378 mortes violentas. Mais do que o dobro de um dos anos mais mortais na Faixa de Gaza.

Lá, especialistas apontam que o aumento das mortes em Gaza é resultado de aliança com a extrema direita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

E no Vale? O que explica uma das regiões mais prósperas do país liderar, há mais de uma década, a escalada de violência no estado mais rico da federação?

Na avaliação de José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar, a violência no Vale tem que ser identificada localmente, com atuação sob medida para cada cidade.

Segundo ele, a região tem picos de violência em alguns municípios que são muito diferentes dos indicadores de outras cidades, o que interfere na média regional.

“A questão da segurança é um fenômeno local. Tem que tratar esse fenômeno cidade por cidade, senão perde-se o sentido da análise”, afirmou o especialista.

De acordo com os dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) referentes a 2022, sete cidades da região lideram sem concorrentes o ranking com a maior taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes de todo o estado. Apenas o oitavo lugar da lista traz uma cidade de fora do Vale.

Não à toa, o Vale é a única região do interior de São Paulo a ultrapassar a marca de 300 vítimas de homicídio em 2022, chegando a 368 mortes – com mais 10 vítimas em latrocínios. Ultrapassar esse patamar de óbitos violentos se repete na região há mais de uma década.

As sete cidades da RMVale na liderança da violência em São Paulo são Cruzeiro (39,81 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes), Lorena (36,86), Ubatuba (28,01), Caraguatatuba (25,91), Caçapava (25,06), Guaratinguetá (17,34) e Pindamonhangaba (16,22).

Somente após os municípios da região é que aparecem outras cidades do estado, como Rio Claro (16,11), Embu das Artes (15,88), Itapecerica da Serra (14,97), São Carlos (14,83) e Barretos (14,83), das regiões de Piracicaba, Grande São Paulo e Ribeirão Preto.

Na 13ª colocação do ranking, outra cidade da RMVale: São Sebastião, com 14,19 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes. Taubaté é a 18ª cidade da lista, com taxa de 12,51.

Todas essas cidades estão em “zona epidêmica para a violência”, conforme define a OMS (Organização Mundial da Saúde) para as cidades com taxa acima de 10 vítimas por 100 mil habitantes. Nove dos 11 municípios do Vale no ranking paulista estão nesse patamar.

DESAFIO

Com os índices de violência maiores do que os da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, o Vale do Paraíba se transformou no maior desafio em segurança pública para o governado Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Felicio Ramuth (PSD), que se elegeram prometendo reduzir a violência na região. Eles disseram que a região terá um plano de segurança específico, para conter a onda de violência na região que a torna mais mortal até do que a Faixa de Gaza.

SÃO JOSÉ E JACAREÍ

Ao contrário das sete cidades da RMVale que lideram o ranking da violência em São Paulo, os municípios de São José dos Campos e Jacareí fizeram a lição de casa e reduziram a criminalidade.

São José ocupa a 50ª posição do ranking paulista da violência, com taxa de 6,58 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes. Jacareí, que já esteve entre as 15 cidades mais violentas, caiu para a 63ª posição, com taxa de 5,18, a mais baixa entre as cidades do Vale.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *