FELICIO SE REÚNE COM BID PARA TRATAR DO TREM INTERCIDADES ENTRE SP E VALE

Governador em exercício afirmou que os estudos para a modelagem do Trem Intercidades serão feitos neste ano; primeira licitação será para trecho entre SP e Campinas

Projeto anunciado em 2012 e que até hoje não saiu do papel, o Trem Intercidades na RMVale terá seus estudos de modelagem iniciados neste ano, segundo informou Felicio Ramuth (PSD), governador em exercício do estado de São Paulo.

O projeto prevê um trem de passageiros interligando a capital a São José dos Campos, para depois expandir até Aparecida. No entanto, até hoje o projeto só ficou na promessa.

Segundo Felicio, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer mudar essa ‘novela’ e tirar o Trem Intercidades do papel.

O primeiro trecho a ser licitação será o de Campinas a São Paulo, cujos estudos de modelagem estão avançados. A concorrência pública deve ser lançada ainda neste ano.

Durante reunião com prefeitos e prefeitas do Vale do Paraíba nesta terça-feira (17), em São José dos Campos, Felicio disse que se reuniu na segunda com representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para falar sobre o Trem Intercidades na RMVale. O BID é o órgão responsável pelos estudos de modelagem do equipamento entre Campinas e a capital.

“Tarcísio já deu autorização para começar os estudos do Trem Intercidades no Vale. O trem de Campinas é o primeiro a sair do papel, porque já tem os estudos bem avançados e feitos pelo BID. Trata-se de um trem de passageiros de média velocidade”, disse.

Segundo o governador em exercício, o BID está atualizando os números do estudo de 2019 e o Estado vai colocar R$ 8 bilhões de investimento no projeto. No entanto, ainda não há prazo para o início a operação do trem no trecho da RMVale.

“Temos Sorocaba e São José dos Campos e os estudos estão autorizados. Estamos a caminho de fazer isso virar realidade, sem falsas expectativas, como prometeram no passado. Contratar os estudos para fazer a modelagem das linhas 11, 12 e 13 do Metrô e do Trem Intercidades, que serão conectados. É um projeto de Estado e os próximos [governantes] farão cada uma sua parte”, afirmou Felicio.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *