POLIOMIELITE: 35 CIDADES DO VALE TÊM VACINAÇÃO ABAIXO DA META CONTRA DOENÇA

Prefeitos dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte se reuniram para discutir medidas que possam aumentar a vacinação.

A vacinação contra poliomielite está abaixo da meta em 35 das 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Mesmo com três meses de campanha (encerrada no fim de outubro), o índice de cobertura vacinal na região está em 64%, bem abaixo dos 95% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prefeitos da região se reuniram nesta terça-feira (29) para discutir medidas que possam evitar o risco de volta da poliomielite na região. O encontro aconteceu na Amvale (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte), em Taubaté (SP). O principal motivo da preocupação é a baixa cobertura vacinal.

De acordo com o presidente da associação, Thales Gabriel, é preciso investir em campanhas que combatam a desinformação.

“É uma preocupação quanto região. O índice vacinal está muito aquém do necessário e são diversos motivos que dificultam isso. Existem casos de não acreditar na vacina, com o tempo as pessoas passaram a acreditar que não contraem mais doenças. Temos acompanhado muita fake news“, afirma Thales, que também é o prefeito de Cruzeiro (SP).

vacinação é a única forma de prevenir a doença e é indicada para todas as crianças com menos de cinco anos. As doses ficam disponíveis o ano todo nos postos de saúde das cidades.

Em nota, o Governo do Estado de São Paulo reforçou a necessidade de aumentar a vacinação e informou que tem oferecido treinamento aos profissionais de saúde para que saibam atuar em casos de confirmação da doença.

Com cobertura vacinal abaixo da meta, cidades da região correm risco de volta da poliomielite — Foto: Claudio Vieira / PMSJC
Com cobertura vacinal abaixo da meta, cidades da região correm risco de volta da poliomielite — Foto: Claudio Vieira / PMSJC

Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus.

Ele pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com secreções eliminadas pelas pessoas infectadas. Nos casos graves, a doença pode causar paralisia.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças com menos de cinco anos de idade devem ser vacinadas com esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *