GABRIEL TARSO: CIDADÃO DO VALE DO PARAÍBA E SUA JORNADA DE FOTÓGRAFO A HERÓI

Por: Cássio Oliveira

Fenômeno nacional após avalanche fala sobre infância , motivação e dia que mudou sua vida

Gabriel Tarso foi pauta nacional após escapar sem ferimentos e resgatar um alpinista de uma avalanche em Manaslu no Nepal. Longe dos acontecimentos, Gabriel cita como está respondendo a essa repercussão e ainda diz o que motivou a iniciar essa jornada e a chegar tão longe.

Natural de Jacareí/SP, Gabriel se mudou para Cruzeiro/SP aos 8 anos de idade, onde iniciou sua paixão pelas montanhas : “Desde pequeno o relevo e serra me inspiraram muito. Sempre tive uma admiração sobre o local, das cristas da paisagem. Por esse ambiente ao redor, me incentivou na adolescência a realizar uma experiência na montanha pico do Itaguaré e após a atividade percebi que queria vivenciar tudo isso; posso afirmar que a Serra da Mantiqueira é a minha pioneira.” Disse Tarso.

Após alguns anos, Tarso completou seu ensino superior no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA) pelo curso de Design Gráfico, onde demonstrou seu amor também pela fotografia.
Essa paixão o levou a diversos locais e trabalhos diferentes: “ Já estive na Rússia, Antártida, Alasca, Equador, Suíça, dentre outros. No Nepal estava documentando um projeto para a Red Bull durante um prazo de 20 dias quando aconteceu a avalanche. Quando você olha para a morte, quando se lida com esse susto você se choca, tira você do plano e foco, com isso não fazia mais sentido dar sequência ao projeto.” Completou.

Após um mês do ocorrido, Gabriel comenta sobre o fato e debate sobre a vida: “Lidar com o acontecimento de uma magnitude tão grande nos faz repensar sobre nossas atitudes, é um convite a olhar para a vida, pois além de sobreviver tive a experiência de resgatar uma pessoa. Ainda estou absorvendo tudo isso, mas com certeza tem algo grandioso para me ensinar daqui para frente. Também de certa forma agradecer o privilégio de estar vivo e estar próximo de pessoas em situação de vulnerabilidade que precisavam de ajuda naquele instante.” Finalizou.

Gabriel se estabeleceu em Kathmandu, onde permanecerá por mais algumas semanas até seu próximo destino Annapurna no Nepal, e a Base Camp no Everest para prosseguir com suas atividades.

Tarso em Alasca, EUA – Divulgação: Gabriel Tarso
Tarso em Marmolejo, Chile – Divulgação: Gabriel Tarso

Divulgação: Foto Capa/ Edson Vandeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *