OUTUBRO ROSA SEGUE COM SÉRIE DE AÇÕES PELA REGIÃO

Cidades reforçam atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero; atendimento conta com palestras e exames

As atividades do Outubro Rosa continuam pela RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Com foco em estimular a prevenção e conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce, prefeituras da região realizam uma série de ações especiais, que envolvem a rede assistência básica de saúde.

Nas primeiras semanas do mês, mutirões, palestras e encontros fizeram parte da programação das secretarias de Saúde. O trabalho, um dos pioneiros entre campanhas que definem um mês como marca de atendimento contra doenças diversas, é colocado como essencial para a conscientização e a busca pela cura. De acordo com levantamento, um em cada três casos de câncer pode ser curado se descoberto ainda no início, como destacou a secretaria de Saúde de Caraguatatuba. “Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais e detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade”, justificou o responsável pela pasta, Gustavo Boher.

A Prefeitura da cidade litorânea reforçou ainda que há cerca de três anos o atendimento feminino é realizado no Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, com acolhimento para consultas ginecológicas, obstetrícia, psicoterapia, nutricionista, assistência social, planejamento familiar, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografias de mamas, transvaginal, pélvica e obstétrica e procedimentos ginecológicos.

No município, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as equipes de ESF’s (Estratégia Saúde da Família) também realizarão ações de conscientização e coleta de Papanicolau. Em casos necessários haverá encaminhamento. O exame de mamografia é indicado para mulheres acima de quarenta anos e deve ser realizado uma vez por ano. Para o público feminino acima de sessenta anos, a indicação é que o procedimento seja feito a cada dois anos.

Já em Pindamonhangaba, a equipe de atendimento realizou um mutirão de coleta de preventivo e exames para identificação de câncer de colo de útero, além de expandir o número de procedimento de mamografias. “Teremos vários serviços voltados para o público feminino, distribuição de material e orientação com nossos profissionais e parceiros”, assegurou a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo.

No PSF Cidade Jardim, serão realizadas atividades nesta quinta-feira (20), como a distribuição de panfletos e orientações às mulheres que frequentam a unidade. O espaço terá ainda palestra sobre arteterapia e uso de práticas artísticas para gerar bem-estar, autoestima e tranquilidade.

O Cidade Jardim terá ainda, no próximo dia 26, ações com o grupo de mulheres, que receberão instruções sobre saúde, sexualidade e formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Guaratinguetá – A secretaria de Saúde preparou uma programação especial que inclui a realização de palestras sobre o tema, além de ofertas de exames em vários pontos da cidade.

O trabalho segue nesta quarta-feira (19), com orientações e roda de conversa no PSF Pingo de Ouro, Dia da Beleza “Todos vestem Rosa” no UBS Jardim do Vale e no UBS Cohab. Na quinta-feira (20), o ESF Tamandaré recebe a palestra “Câncer de Mama: o que toda mulher precisa saber”.

Na sexta-feira (21), ações da ESF Rocinha.

Lorena – A Prefeitura também tem oferecido uma série de ações da campanha Outubro Rosa. No trabalho contra o câncer de mama, Lorena realiza ações de prevenção nas UBS’s e ESF’s, durante todo o mês. Entre as ações, exames preventivo/papanicolau (para mulheres de 25 a 65 anos); agendamento de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos) e teste rápido de HIV e sífilis (para todas as idades).

O trabalho continua no próximo sábado (22) nos bairros Cecap, Industrial, Comerciários 1 e 2, Santo Antônio, Parque das Rodovias e São Roque.

O objetivo da Prefeitura é atender, preferencialmente, mulheres que estão com exames preventivos em atraso, ou seja, realizado pela última vez há mais de três anos.

Cruzeiro – Em uma parceria com o Hospital Santa Casa e a Liga de Oncologia de Taubaté, a Prefeitura de Cruzeiro tem realizado centenas de exames, consultas e orientações conta o câncer de mama e próstata. Parte das ações foram realizadas no último sábado (8), no AME (Ambulatório Municipal de Especialidades). Ao todo foram 160 atendimentos realizados.

Cachoeira Paulista – O município é outro da região com atividades pelo Outubro Rosa. Cachoeira tem atendimentos e ações nos bairros Embaú, no Lar das Crianças no próximo dia 25; no PSE no Vila Carmem, na próxima sexta-feira (21); Pitéu nesta quarta-feira (19); Embaúzinho, também na sexta-feira (21) e Turma 26 na próxima terça-feira (24). Fonte: Jornal Atos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *