Areias recebe Projeto Cozinhalimento da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Na tarde do dia 15/9 Areias recebeu representantes da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo para implantação do “Projeto Cozinhalimento”. O Projeto Estadual Cozinhaalimento, da Secretaria de agricultura de SP em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. Cozinhas industrias completas são destinadas aos municípios paulistas, em parceria visando fortalecer, entre outros, os cursos profissionalizantes.
A Secretaria da Agricultura foi representada pelo Chefe de Gabinete da Pasta Dr. Ricardo Lorenzini Bastos e pela nutricionista Sizele Rodrigues. O prefeito Paulo Henrique Coutinho (PH), Secretário de Administração e Gestão Dr. Mateus Miranda e o Secretario de Agricultura do Município José Ronaldo Araújo recepcionaram os visitantes. A Câmara Municipal foi representada pelo presidente José Oscar Vialta (Ninho). O prefeito de São José do Barreiro Lê Braga também esteve presente.
Lê Braga afirmou da satisfação de receber os representantes da Secretaria da Agricultura. “Disse que o governo do Estado de forma abrangente muito tem ajudado os município do Vale Histórico. Citou a implantação do Hospital Regional de Cruzeiro que já tem suas obras iniciadas. Aporte para os municípios da região, como recuperação de estradas e veículos de diversas marcas. Os representantes da Secretaria da Agricultura são bem vindos a nossa região”, afirmou o prefeito de São José do Barreiro.
A nutricionista responsável pela Segurança Alimentar, Dra. Sizele Rodrigues disse que o “Projeto Cozinha alimento é um importante projeto e tem como principal objetivo levar a população a ideia e o incentivo da alimentação saudável, a geração de renda, o empreendedorismo, para que desta for as pessoas possam ter uma fonte de renda. Estamos disponibilizando espaços para que ações sociais ocorram. Em Areias serão ministrados vários cursos. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo já foram implantados em 305 e hoje Areias foi o 16º.”, elencou.
Paulo Henrique Coutinho disse que o “Projeto é de grande importância e uma parceria perfeita entre a Secretaria da Agricultura e a Assistência Social da prefeitura. Serão implantados vários cursos onde as pessoas irão gerar renda. A responsável será Maria Izabel de Souza Coutinho que terá a missão de orientar os alunos e serem detentores deste projeto de grande envergadura social’. afirmou.
O representante da Secretaria da Agricultura do Estado Dr. Ricardo Lorenzini externou a receptividade das autoridades em Areias. “Disse que o objetivo é Incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento; promover a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas;realizar cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos; promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.
O Secretário de Agricultura do Município José Ronaldo Araújo afirmou que esta foi mais uma grande conquista para Areias por meio da Secretaria da Agricultura. A Secretaria viabilizou o projeto liberando recursos para compra dos equipamentos e a prefeitura fez a adequação do espaço.
Foi executando piso antiderrapante, de fácil higienização e desinfecção, impermeável e com ralos sifonados; paredes impermeáveis, lisas, laváveis e pintadas em cores claras; portas com superfície lisa e molas para fechamento automático, tendo o vão entre a porta e o piso, no máximo, 1 cm de altura, e protegidas contra a entrada de insetos e roedores, janelas com superfície lisa, laváveis e com telas de pro­teção que impeçam a entrada de insetos e roedores ;instalações elétricas com tomadas, rede hidráulica pre­vendo a instalação de pia apropriada e adaptações necessárias para gás de cozinha” , afirmou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *