Vacinação contra poliomielite continua com baixa adesão nas cidades do Vale do Paraíba

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo, mas região ainda está abaixo dos 40%.

O Ministério da Saúde anunciou, no início do mês, a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro por conta da baixa cobertura vacinal contra a doença. No Vale do Paraíba, o problema não é diferente – até aqui, apenas 39,5% do público alvo foi vacinado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
A campanha iniciou em agosto e tinha como prazo final o dia 9 de setembro. A meta do Ministério é vacinar 95% do público-alvo (14,3 milhões de pessoas), que são as crianças de 1 a 4 anos de idade.

A repotagm fez um levantamento entre as quatro maiores cidades da região e Jacareí é a que tem a vacinação mais avançada, apesar de ainda estar longe da meta – 60% do público-alvo foi imunizado. Os dados são referentes até quinta-feira. Confira, abaixo, dados das principais cidades do Vale:
JACAREÍ
• Número de crianças vacinadas: 8.569
• Quantidade atingida: 60%
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
• Número de crianças vacinadas: 17.166
• Quantidade atingida: 44,01%
TAUBATÉ
• Número de crianças vacinadas: 6.536
• Quantidade atingida: 41,04%
PINDAMONHANGABA
• Número de crianças vacinadas: 3.480
• Quantidade atingida: 36,74%
Os locais, dias e horários de vacinação podem ser conferidos nos sites das Prefeituras de cada cidade.

POLIOMIELITE
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. Ele pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com secreções eliminadas pelas pessoas infectadas. Nos casos graves, a doença pode causar paralisia.
A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças com menos de cinco anos de idade devem ser vacinadas com esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *