Atletas do Vale do Paraíba estão entre brasileiros que pedem ajuda para deixar a Ucrânia

Jogadores de futebol brasileiros que atuam nos times Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev publicaram um vídeo em uma rede social no qual pedem ajuda para sair do país após o anúncio de que a Rússia autorizou um ataque militar contra a Ucrânia. Dois dos jogadores, Dodô e Vitinho, são de Taubaté e São José dos Campos, no interior de São Paulo. Um fisioterapeuta, que também é de São José, está com o grupo.

O vídeo foi publicado no início da manhã desta quinta-feira (24). De acordo com os jogadores, eles se reuniram com as famílias e se deslocaram para um hotel em Kiev, onde estão reunidos.

Eles pedem ajuda porque, segundo relatam, há falta de combustível na cidade e com os espaços aéreos fechados, o deslocamento é difícil.

No vídeo, eles ainda pedem ajuda do governo brasileiro para intervir na situação e disseram se sentir ‘abandonados’ com a situação.

Entre os jogadores que aparecem na imagem está Dodô, que joga pelo Shakhtar Donetsk . Ele está na equipe na Ucrânia desde 2017, quando deixou o Coritiba. Ele é natural de Taubaté, no interior de São Paulo. A reportagem do g1 acionou a assessoria de imprensa do jogador, mas preferiu não comentar o caso.

Além dele, aparecem na imagem o atacante Vitinho, que joga pelo Dínamo de Kiev. O jogador está na Ucrânia desde agosto de 2021, quando foi vendido pelo Athletico. Ele é de São José dos Campos.

O fisioterapeuta Luciano Rosa atua no time ucraniano Shakhtar. Ele está no país desde setembro de 2021 a trabalho e relata medo durante ataque ao país.

A reportagem do g1 tenta contato com o Itamaraty.

Ataque militar

Na madrugada desta quinta-feira (24), dias após uma série de ameaças e de ter reconhecido a independência de duas províncias separatistas do leste ucraniano, Vladimir Putin invadiu a Ucrânia. Cidades como Kiev e Kharkiv, as duas maiores do país, foram atacadas com mísseis e bombas. Tropas russas também desembarcaram em Odessa, que fica às margens do Mar Negro, e cruzaram a fronteira até Kharkiv.

A Rússia destruiu mais de 70 alvos militares na Ucrânia. Entre esses, estão 11 campos de pouso, três pontos de comando e uma base naval. As informações são do general Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa, em Moscou. Ele disse que os russos derrubaram um helicóptero e quatro drones.

A polícia da Ucrânia se pronunciou e afirma que a Rússia fez 203 ataques até agora.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *