Codivap diz que déficit de vacinas no Vale do Paraíba é de mais de 100 mil doses

Associação de Municípios do Vale do Paraíba pediu atenção à questão em ofício ao Governo de SP. Índice leva em consideração somente doses que faltam para atingir 100% da imunização em públicos já convocados na campanha.
A Codivap, a Associação de Municípios do Vale do Paraíba, encaminhou um ofício ao Governo de São Paulo no qual pede atenção ao déficit de vacinas nas cidades da região. De acordo com o levantamento, das 39 cidades, 25 apresentaram números expressivos da demanda. O total chega à falta de 101.814 doses.
Segundo a Codivap, os números levam em consideração somente doses que faltam para atingir 100% da imunização em públicos já convocados na campanha. Os dados abrangem a defasagem registrada até a sexta-feira (2).
“Cabe mais esta vez ressaltar que a insuficiência do número de doses necessárias para cobertura total do público alvo provoca uma situação de muita revolta e insatisfação nas pessoas não vacinadas, indignação na população local e pressão da imprensa gerando um cenário de tensão e desgaste para os gestores municipais”, diz trecho do documento assinado pelo presidente da Codivap, Izaias Santana (PSDB), que segue:
“Posto isso, solicitamos análise e atenção dos senhores a planilha anexa em que fora detalhado pela equipe da Codivap os dados enviados pelos municípios, discriminando as necessidades por públicos e faixas etárias previamente definidos, reforçando assim o envio urgente destas doses para que o caos não se estabeleça e os municípios possam continuar vacinando, prosseguindo com a campanha e garantindo a cobertura e imunização da população adulta do Vale do Paraíba”.Entre os fatores que influenciam no cálculo para recebimento das doses, a Codivap lista: crescimento populacional natural, alta procura pelas vacinas e aumento de moradores em cidades da serra e do litoral, que trocaram grandes centros pelo interior na pandemia.
Segundo a Codivap, um reflexo da defasagem pode ser observado na diferença das faixa etárias de imunização, já que algumas cidades já imunizam a faixa etária de até 36 anos e outros de 40 anos.

O QUE DIZEM ESTADO E MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Estado informou que uma nova remessa com mais de 111 mil doses das vacinas contra contra Covid foram disponibilizadas aos grupos de vigilância epidemiológica na região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.
Segundo o Governo de SP, já foram entregues 1,6 milhão de doses aos 39 municípios da região e constam na plataforma VaciVida cerca de 1,4 milhão de doses registrados. A gestão informou que os municípios precisam continuar aplicando e registrando as doses no sistema.
O Estado também informou que disponibiliza as doses na medida que o Governo Federal encaminha elas.
Procurado, o Ministério da Saúde enviou uma nota na qual diz que “não mede esforços para acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o país” e que é “importante ressaltar que a recomendação da pasta é para que estados e municípios sigam à risca a estratégia de vacinação definida nas reuniões”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *