Queda de imunização infantil na pandemia preocupa especialistas

Para minimizar o risco de contaminação, Hospital Pró-Infância oferece serviço de vacinação, que faz parte do calendário vacinal, em domicílio

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de julho de 2020, a pandemia afetou a vacinação em 68 países, colocando em risco 80 milhões de bebês, cujos pais deixaram de seguir o calendário vacinal adequado para a idade. Dentre os motivos, destaca-se a relutância em sair de casa em decorrência ao medo da exposição ao coronavírus.

Porém é preciso se atentar para uma crise de saúde não ser substituída por outra. De acordo com o pediatra da Hapvida, Dr.Maurício Kimati Dias, muitos pais optaram por adiar a aplicação das doses do calendário vacinal dos bebês, talvez imaginando que a pandemia não iria durar tanto, mas é preciso reavaliar este pensamento uma vez que a imunização em massa conseguiu após décadas controlar e até mesmo erradicar doenças graves e altamente contagiosas como a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. “Não espere a pandemia acabar para vacinar seu filho”, orienta Dr. Maurício.

Para minimizar o risco e o receio dos pais, o Centro de Vacinas do Pró-Infância, que faz parte do Sistema Hapvida, oferece a imunização em domicilio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *