Janeiro termina com 140% de aumento em casos de Covid contra o pico de dezembro

Tendência de crescimento de casos e internações pode refletir no aumento das mortes

O mês de janeiro confirma as piores projeções de especialistas e termina com 140% de aumento no número de casos confirmados da Covid-19 na comparação com dezembro, até então o período com mais infectados no Vale do Paraíba.

Até 30 de janeiro, faltando um dia para o fim do mês, o número de casos da doença é de 38.112 na região, 140% acima dos 15.886 infectados registrados em dezembro e 142% na comparação com agosto, que teve 15.468.

O mesmo acontece com o número de mortes. Janeiro tem 480 óbitos por Covid-19, 145% acima dos 196 mortos de dezembro e 15% de alta na comparação com agosto, que registrou 418 mortes e era recordista nesse indicador.

O crescimento da doença em janeiro deixa interrogações para a situação da pandemia em fevereiro, que também pode ser marcado por aglomerações em razão do Carnaval e maior número de casos e mortes.

Mesmo que as festividades tenham sido suspensas, especialistas temem que parte da população viaje e aglomere em cidades turísticas da região, como ocorreu em dezembro e refletiu em janeiro.

“Se a letalidade se mantiver no mesmo nível que tínhamos em agosto, a taxa de óbitos na região pode aumentar muito ainda, antes de começar a melhorar”, disse o estatístico Barja, professor da FEAU (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *