Estudo aponta queda na taxa de transmissão da Covid-19 no Vale do Paraíba
Após ter a segunda maior taxa do estado no fim de novembro, região tem queda no índice de transmissão.
A taxa de transmissão da Covid-19 na região do Vale do Paraíba diminuiu e está abaixo de um (0,98), o que indica início de um processo de desaceleração. Esse é o apontamento de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), que monitora a situação da pandemia nas regiões do estado.
Há três semanas, a taxa de transmissão da Covid-19 no Vale do Paraíba estava em 1,84 e era a segunda maior do estado de São Paulo. Essa taxa significava que cada 100 pessoas com coronavírus poderiam transmitir para outras 184 pessoas.
Com a taxa em 0,98, 100 pessoas podem transmitir para outras 98. O estudo aponta que o índice indica provável controle da transmissão. Quando a taxa é abaixo de um, também representa desacelaração.
A taxa de transmissão geral do estado de São Paulo está em 1,25, o que indica provável aumento no número de casos. Das 22 regiões do estado analisadas pelo estudo, o Vale do Paraíba tem a 19ª menor taxa atualmente.
Esse estudo leva em conta dados coletados desde março e acompanha a evolução da doença em todo o estado de São Paulo.
Na metodologia, são analisados os dados de casos confirmados, de mortes e de recuperados informados pelas prefeituras. Com base em modelos matemáticos, os pesquisadores conseguem entender qual o estágio atual de contágio e fazer projeções de curto prazo.
Apesar dos números apontarem uma desaceleração na região do Vale do Paraíba, autoridades reforçam a importância de que os protocolos sanitários sejam respeitados para evitar a disseminação da Covid.