Covid: Estado amplia funcionamento do comércio e reduz horário de bares
Medida é adotada em um período de recrudescimento da pandemia e, segundo o governo, atende recomendação técnica.
O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (11) que irá reduzir o funcionamento de bares em duas horas, e, ampliar o período de abertura do comércio, de 10 para 12 horas diárias, mesmo na fase amarela do Plano SP (veja regras abaixo). A medida é adotada em um período de recrudescimento da pandemia e, segundo o governo, atende recomendação técnica.
Apesar da mudança, os estabelecimentos comerciais devem continuar seguindo a norma de receber somente 40% de sua capacidade e terem portas fechadas, no máximo, até às 22h. No caso de restaurantes, a venda de álcool deve ser permitida somente até às 20h, mas o funcionamento segue até às 22h.
“Foi uma decisão técnica entre saúde e comércio para que possamos atender a necessidade de maior espaçamento entre as pessoas, evitar aglomerações, para que todos possam ter suas necessidades agora do fim do ano atendidas, mas com responsabilidade, com segurança”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
A mudança é anunciada em um período em que o comércio costuma receber maior clientela, devido às compras de Natal. Em São José dos Campos, a prefeitura já havia anunciado na quinta-feira (10) que irá permitir o funcionamento do comércio também aos domingos.
CENÁRIO.
Segundo a Secretaria de Saúde, o Estado registra 58,4% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a Covid-19. O Centro de Contingência destacou ainda uma mudança no perfil da demanda por leitos no estado, já que até novembro pessoas de 55 a 75 anos eram as mais presentes, e, nas últimas três semanas, passaram a ser de 30 a 50 anos.
REGRAS.
– Bares passam a fechar 20h e não mais 22h;
– Restaurantes podem funcionar até 22h, mas servir álcool somente até às 20h;
– O comércio passa a poder funcionar pelo período de 12h e não mais 10h, como previa a fase amarela.
Fonte: O Vale