Saud, do MDB, é eleito prefeito de Taubaté com mais de 92 mil votos
Empresário venceu a candidata Loreny, do Cidadania, no 2° turno realizado no domingo (29).
Saud, do MDB, foi eleito no domingo (29), em segundo turno, prefeito de Taubaté (SP) para os próximos quatro anos. Ele venceu a candidata Loreny, do Cidadania, nas urnas.
Com 100% das urnas apuradas, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Saud teve 92.770 votos (65,01% dos votos válidos), ante 49.942 votos de Loreny – o que representa 34,99% dos votos.
A eleição em Taubaté teve 31,58% de abstenção, 3,19% de votos brancos e 5,81% de votos nulos.
Em entrevista após a confirmação do resultado, Saud destacou que pretende manter projetos que funcionam da atual gestão e que a população quer melhorias.
“Eles [moradores] querem mudança com melhorias. Não uma mudança de ruptura de alguma coisa. É isso que a gente vai fazer. Vamos dar continuidade naquilo que é bom, melhorando sempre”, afirmou.
A vitória de Saud nas urnas quebra um ciclo de oito anos de gestão tucana na cidade, que já havia se confirmado após o candidato apoiado pelo atual prefeito Ortiz Júnior (PSDB), ficar em terceiro nas urnas no 1° turno.
Além de Saud e Loreny, também disputaram as eleições em Taubaté os candidatos Capitão Souza (PRTB), Chico Oiring (PSC), Dodô (PTC), Eduardo Cursino (PSDB), Fabiano Vanone (Podemos), Professor Ronaldo (PSOL), Professor Fernando Borges (PCdoB) e Salvador Khuriyeh (PT).
PERFIL
O novo prefeito tem 57 anos e é empresário. Ele é formado em física e engenharia civil e já dirigiu a Associação Comercial de Taubaté. A vice é Adriana Mussi, presidente do Conselho Tutelar da cidade.
Essa foi a segunda vez que Saud concorreu ao cargo de prefeito. Em 2016, ele ficou em 3° lugar na disputa eleitoral, quando recebeu 23.742 votos.
O emedebista teve experiência em cargo público em 2013, quando ocupou o cargo de secretário de Turismo e Cultura na gestão de Ortiz Júnior. Ele pediu demissão com a alegação de que iria se dedicar a projetos especiais.
PROPOSTAS
O plano de governo de Saud é dividido em quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, sustentabilidade e promoção da participação democrática.
Ao longo do plano de governo, Saud promete promover a inovação tecnológica e criação de um programa para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Também propõe implantar teleatendimento e tornar digitais os protocolos da prefeitura. Saud também disse que irá disponibilizar wi-fi gratuito.
Na saúde, ele propõe concursos públicos para ampliar o quadro de funcionários e mutirões de cirurgias de baixa complexidade. Já na educação, ele quer garantir o ensino infantil para as crianças e a valorização dos professores.
O emedebista também promete levar cultura para os bairros e fazer parceria público-privada para o esporte de alto rendimento. Na segurança, ele promete reforçar o monitoramento eletrônico e ampliar a atividade delegada e fortalecimento da Guarda Municipal.
Saud ainda promete implantar um pronto-socorro veterinário e criar um projeto habitacional, com o objetivo de entregar terrenos e materiais de construção para o munícipe.