Primeira quinzena de outubro apresenta queda nos casos de Covid-19 e redução de ocupação de leitos

O número de internações por covid-19 tem caído na RMVale ao longo dos últimos dias

A RMVale registrou queda no número de novos casos confirmados de Covid-19 nos primeiros 15 dias de outubro. Ao longo deste período, foram contabilizados 3113 casos e 69 mortes. É o menor indicador da região até o momento.

A RMVale registrou queda no número de novos casos confirmados de Covid-19 nos primeiros 15 dias de outubro. Ao longo deste período, foram contabilizados 3113 casos e 69 mortes. É o menor indicador da região até o momento.
Atualmente, a média de casos confirmados está em torno de 207 infectados por dia. Nos primeiros 15 dias de setembro, a média era de 450 casos confirmados diariamente. Isso aponta uma desaceleração no ritmo de crescimento da doença na RMVale.
Nesta primeira quinzena de outubro, a média de óbitos está em torno de quatro vítimas ao dia. Comparado ao mesmo período do mês anterior, eram oito vítimas diárias da Covid-19. O número de mortes caiu 50% de um mês para o outro.
São José dos Campos, líder de cidade com mais casos de coronavírus na região, confirmou 890 casos na primeira quinzena do mês. A média de pessoas infectadas pelo novo coronavírus por dia na cidade, nas últimas duas semanas, foi de 59. No mesmo período de setembro, foram confirmados 2.179 casos da Covid-19, sendo a média de 145 pessoas infectadas ao dia.
As mortes também apresentaram queda em São José dos Campos no comparativo das duas primeiras semanas de setembro e outubro. Nos últimos 15 dias, a cidade confirmou 19 óbitos causados pela Covid-19, no mesmo período do mês anterior, foram 31 mortes pela doença.
Em Taubaté, os índices de contagio também apresentaram queda. Nas duas últimas semanas, a cidade registrou 754 casos positivos, a média é de 50 novos casos por dia. No mesmo período de setembro, a cidade teve 878 casos da doença e a média foi 58 casos confirmados por dia.
A cidade teve redução de 50% nas mortes de setembro para outubro. Nos últimos 15 dias deste mês, o município registrou 11 óbitos causados pela Covid-19. Nos primeiros 15 dias de setembro, foram 22 mortes.
Na última quinzena, Jacareí teve um aumento de 280 casos confirmados; a média é de 18 pacientes diagnosticados com a doença diariamente. Em setembro, no mesmo período, a cidade registrou 1.341 novos casos e a média foi de 89 novos casos ao dia. Vale ressaltar, que o município teve o registro de quase mil casos em apenas um dia, após reajustar o sistema que contabiliza os casos na cidade.
O número de mortes também apresentou queda em Jacareí, de 1º a 15 de outubro, foram 10 óbitos confirmados. No mesmo período de setembro, a cidade havia registrado 14 mortes pela doença.
Juntas, as quatro cidades do Litoral Norte tiveram um aumento de 346 casos confirmados na primeira quinzena de outubro. Em comparação com o mesmo período do mês anterior, as quatro cidades confirmaram 598 casos.
A média de casos atual no Litoral é de 23 infectados ao dia. Na primeira quinzena de setembro, a média era 39 casos confirmados diariamente.
As mortes no Litoral tiveram queda acentuada, de 1º a 15 de outubro foram confirmados oito óbitos causados pela Covid-19, enquanto no mesmo período de setembro foram 19 mortes.

QUEDA NAS INTERNAÇÕES

O número de internações por covid-19 tem caído na RMVale ao longo dos últimos dias. Na primeira quinzena de outubro, a região teve 680 novas internações devido à complicação da doença nos pacientes.
De acordo com o Seade, um sistema do governo do estado que mapeia a doença em São Paulo, a RMVale está com 20% de leitos ocupados em enfermarias e 35,5% dos leitos ocupados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Algumas cidades já reduziram o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, como foi o caso de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caraguatatuba. Mas as secretarias de saúde informaram que, se necessário, os leitos retornam a serem exclusivos à Covid-19, caso haja uma alta no número de contágio do coronavírus.
Em São José dos Campos, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com coronavírus em hospitais públicos e privados é de 36,5% na UTI e 23,9% na enfermaria, atualmente 23 pessoas estão internadas na cidade com Covid-19.
Taubaté informou que a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 no Hospital Universitário de Taubaté e na UPA Central é de 45% na enfermaria e 60% na UTI. Nesta quinta-feira (15), 62 pessoas estão internadas com Covid-19 no município.
Jacareí tem seis internados por coronavírus, sendo dois em UTI de hospital público, dois em UTI em hospital privado e outros dois em internados em enfermaria. A cidade não informou a porcentagem de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com coronavírus.

RECUPERADOS

Próximo a alcançar a marca de 50 mil casos confirmados da Covid-19, a RMVale tem aproximadamente 86% dos casos positivos recuperados.
Em 15 dias, a região teve 3180 pessoas curadas da nova doença respiratória. Apesar de ser a cidade com mais casos positivos, São José dos Campos também é a cidade com maior número de recuperados, ultrapassando os 16 mil. Seguida por Taubaté que já tem mais de quatro mil recuperados da doença.
As cidades de Lagoinha, Canas, São José do Barreiro, Arapeí, Silveiras e Lavrinhas não registram pacientes em tratamento.Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *