Após pedido de prefeitos, Doria define flexibilização na RMVale até sexta
Em reunião com o governo estadual, cinco prefeitos da região pediram análise dos dados desta semana e nova classificação na sexta.
Prefeitos de cinco cidades do Vale do Paraíba –São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Ubatuba e São Sebastião– reivindicaram ao governador João Doria (PSDB) a análise de dados da Covid-19 da região desta semana para uma classificação no Plano São Paulo na próxima sexta-feira (31).
A expectativa é que a região avance para a fase amarela, com mais flexibilização, a partir de segunda (3 de agosto).
A proposta foi feita na manhã desta terça-feira (28), na sede do governo, em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o Comitê de Saúde.
Ela será levada ao governador João Doria (PSDB), que decidirá se a região poderá ou não ser classificada extraordinariamente.
Nas regras do Plano São Paulo, as regiões são avaliadas semanalmente e as classificações são feitas a cada duas semanas. Para recuar de fase, as mudanças podem ocorrer no prazo de uma semana, mas para progredir apenas depois de duas semanas.
A última classificação ocorreu na sexta (24) e a próxima será em 7 de agosto.
Questionando dados usados pelo Estado que mantiveram a região na fase laranja, sem ampliar a flexibilização, os prefeitos do Vale querem antecipar a nova classificação.
Segundo eles, 1.131 casos em excesso entraram na contabilidade da semana passada, por erros no sistema de registro do Ministério da Saúde (e-SUS), e comprometeram a avaliação do Vale no Plano São Paulo.
“Os dados estão aí para mostrar que houve a inclusão de casos na véspera do enquadramento que prejudicaram a avaliação da região”, disse Izaias Santana (PSDB), prefeito de Jacareí e presidente do Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba).
“Se forem excluídos 20% dos casos incluídos na semana passada e reconhecendo que são da semana anterior, porque fogem da média semanal, nós estaríamos na fase amarela.”
Caso a proposta seja aceita pelo governador, segundo Izaias, os prefeitos se comprometeriam a cancelar decretos que ampliaram a reabertura na região, como ocorreu em São José dos Campos, que permitiu abertura de bares, restaurantes, academias e salões de beleza nesta terça-feira, à revelia do Estado.
Mas se Doria vetar a nova classificação, os decretos serão mantidos.
“Vinholi vai tentar conversar com o governador ainda hoje [terça] e, se ele concordar, os prefeitos suspenderão [os decretos] e aguardarão a classificação de sexta”, disse o prefeito de Jacareí.
“Vamos tentar resolver no âmbito político ainda hoje. Mas se governador não quiser, cada prefeito vai tomar a sua decisão, se vai para o embate jurídico, que agora é sobre os dados técnicos, e não da competência.”
Procurado, Marco Vinholi ainda não se manifestou sobre a proposta dos prefeitos.
Fonte: O Vale