Forças Armadas ajudam no combate a incêndio no Pico da Pedra da Mina na Serra da Mantiqueira
As Forças Armadas auxiliam desde o domingo (19) nos trabalhos de combate ao incêndio na Serra Fina, que faz parte da Serra da Mantiqueira.
O local é considerado o quarto pico mais alto do Brasil e o mais alto do estado de São Paulo. O Pico da Pedra da Mina tem 2.798 metros de altitude. A montanha situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
As Forças Armadas usam aeronaves militares para realizar o transporte de brigadistas para o combate a incêndio na região da Serra Fina.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo atua no combate às chamas desde a sexta-feira (17). Na manhã do domingo (19), a corporação informou que seguia atuando na ocorrência. 107 homens da corporação atuam na ocorrência.
A Defesa usa helicópteros da Marinha e do Exército, e um avião C-130 Hércules, da Força Aérea, equipado com o sistema de combate a incêndio. O apoio na ação foi solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
COMBATE AO FOGO
37 bombeiros de São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Campinas estão acampados na altitude de quase 2800 metros no Pico da Pedra da Mina. Foram para a floresta com mantimentos, barracas e proteção contra o frio, que pode chegar, segundo a corporação, a -7°C.
Desde a manhã do sábado (18), 75 bombeiros combatem as chamas.