Estudo do Inpe aponta que cidades do Vale precisam atuar juntas no combate ao coronavírus

Pesquisa analisa aspectos, como a desigualdade entre municípios, para concluir que uma cidade define pode interferir diretamente na realidade de outras.

Um estudo coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) reforça a necessidade das cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte adotarem ações conjuntas para enfrentar o novo coronavírus (Covid-19).

O trabalho, coordenado pelos pesquisadores Antonio Miguel Vieira Monteiro e Tathiane Anazawa, do Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais, avaliou os 39 municípios da região e teve como objetivo discutir estratégias para o enfrentamento da pandemia.
A pesquisa aponta a importância de uma gestão com olhar regional e diz que não se pode pensar em ações olhando apenas a realidade de um município.

“A gente precisa pensar não como um município isolado, mas como um sistema de cidades”, afirma o pesquisador Antônio Miguel Vieira Monteiro.

No fim de abril, São José dos Campos tentou implantar o isolamento seletivo no município, mas a medida foi suspensa pela Justiça. Uma das justificativas para a decisão da cidade é que os números de ocupação de leitos na cidade estavam baixos, além do município ter feito uma pesquisa para identificar qual a porcentagem da população já tinha contraído o vírus.

“O vírus não entende de limites administrativos municipais. São José tem um grau de conectividade maior com outras cidades, por exemplo. Não podemos pensar numa cidade isolada. Somos um sistema de cidades. Qualquer decisão que tomo, tem um efeito colateral de quem não decidiu comigo”, analisou o pesquisador Miguel.

O estudo concluiu que o que uma cidade define pode interferir diretamente na realidade de outros municípios. Essa conclusão veio após análise integrada de três fatores: a mobilidade entre as cidades da região, a desigualdade entre municípios e o modelo epidemiológico regional. Com esses pontos, a pesquisa apontou a vulnerabilidade de cada município para o contágio pelo coronavírus.
As cidades com menos casos confirmados, por exemplo, não são teoricamente as menos vulneráveis. O estudo destaca que os números desses pequenos municípios, quando comparados ao de grandes cidades, podem criar uma falsa sensação de distanciamento da pandemia.

Mas o trabalho reforça que os municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte “formam um sistema de cidades, altamente conectadas através dos fluxos de deslocamentos entre elas”.

Por isso, o estudo visa, por meio de informações baseadas em evidências que possam estabelecer a racionalidade técnico-científica, explicar porque nenhum município sozinho e isoladamente pode ser efetivo no enfrentamento à pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *