Codivap leva ao Governo do Estado pedidos das prefeituras da RMVale em relação ao Covid-19

A AgemVale emitiu um documento com nove orientações emergenciais às prefeituras

O presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), informou que o órgão levou diversos pedidos das cidades da RMVale ao Governo do Estado de São Paulo, dentre eles a ampliação no número de leitos nos hospitais da região.
Na semana passada, o Codivap fez uma reunião em caráter emergencial para discutir a situação da pandemia provocada pelo Covid-19 na RMVale. O encontro reuniu as principais necessidades das prefeituras da região.
O presidente informou que o Codivap buscará as soluções com o Governo do Estado para a região enquanto os prefeitos se empenham em cuidar das cidades.
“Estamos reunindo as reivindicações das prefeituras em relação ao Governo do Estado. O Codivap também está dando orientação técnica e fazendo análises para facilitar o direcionamento aos prefeitos […] A função do Codivap é fazer essa ponte com o Estado enquanto os prefeitos estão trabalhando na linha de frente”, disse Izaias.
As maiores preocupações do Codivap são a ofertas de leitos na região de Taubaté, Guaratinguetá e Litoral Norte, e falta de fornecedores de materiais de proteção como luvas, máscaras e álcool gel.
O presidente do Codivap informou que enviou as demandas ao Governo do Estado e que também está orientando as Prefeituras em relação ao credenciamento de empresas fornecedoras dos materiais de proteção.

AGEMVALE DÁ ORIENTAÇÕES EMERGENCIAIS ÀS PREFEITURAS
A AgemVale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), criada para fomentar o desenvolvimento da RMVale, também emitiu orientações aos municípios de toda a região. O documento tem nove recomendações para serem realizadas em caráter emergencial nos 39 municípios, são elas:
– Suspensão das aulas nas escolas privadas e públicas;
– Suspensão de todas as atividades nos equipamentos públicos exceto Saúde, Segurança e assistência Social como Bom prato e abrigos,
– Recomendação para a suspensão das atividades privadas com aglomeração de pessoas de lazer, sendo que estão suspensas todas as autorizações para eventos privados;
– Elaboração de Plano de Contingência, com as necessidades de equipamentos, insumos, leitos de Uti, IML;
– Restrição de entrada de ônibus e vans de turismo na região;
– Regime de trabalho nas unidades públicas: Tele trabalho para idosos, gestantes e a critério das chefias imediatas, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos e diabetes;
– Estratégia de comunicação com unificação dos discursos e material informativo;
– Proibição de visitas em unidades de saúde e hospitais;
– Criação de um Comitê Metropolitano Permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *