Ministro defende dados do Inpe e diz que diretor deixou cargo após ‘perda de confiança’

Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) participou de audiência no Senado na terça sobre o assunto. Em agosto, Bolsonaro criticou dados do Inpe, e Ricardo Galvão defendeu; relembre.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou na terça-feira (17) que os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais são confiáveis e que Ricardo Galvão deixou o cargo de diretor do Inpe por “perda de confiança”.

Marcos Pontes deu as declarações ao participar de uma audiência pública no Senado sobre o assunto e em uma entrevista coletiva, concedida na sequência.

Em agosto, o então diretor do Inpe anunciou que deixaria o cargo em meio a uma crise com o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Bolsonaro criticou a divulgação de dados sobre desmatamento, afirmando que os números eram “mentirosos”. Galvão defendeu os dados do instituto.
“A razão da sua exoneração [de Galvão] foi devida a uma perda de confiança. É um cargo de confiança e, no momento que se perde essa confiança, fica difícil uma permanência. Ele mesmo reconheceu, nós conversamos bastante sobre isso, ficou uma situação muito desconfortável”, declarou Marcos Pontes na audiência.

Em seguida, em entrevista coletiva, Marcos Pontes foi questionado sobre o que seria a “perda de confiança”. E respondeu:
“Do meu ponto de vista, ele poderia conversar comigo, a gente poderia conversar com o presidente, mas isso não aconteceu. […] Não tem absolutamente nada a ver com os dados do Inpe. Os dados do Inpe são confiáveis, eles continuam a ser confiáveis, continuam a ser calculados da mesma forma, com a mesma metodologia, auxiliando no combate ao desmatamento.”

Em 5 de agosto, em meio à polêmica, Marcos Pontes anunciou o oficial da Força Aérea Darcton Policarpo Damião como novo diretor interino do Inpe. Damião já assumiu o cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *