Fundação Casa afasta mais quatro funcionários após agressão a interno em São José

Segundo instituição, os novos afastamentos ocorrem ‘após indícios de prática de falta funcional grave’. Ao todo são oito servidores afastados desde a divulgação do caso. Adolescente de 16 anos teve lesões no baço e no pâncreas e disse que foi agredido por servidor da unidade.

A Fundação Casa afastou na última sexta-feira (30) mais quatro funcionários após o caso de agressão de um interno de 16 anos dentro da unidade de São José dos Campos (SP). O adolescente teve lesões no baço e no pâncreas e disse que foram causadas por uma agressão de um agente no dia 16 de agosto.

O servidor suspeito do ato, que é coordenador socioeducativo, foi afastado cinco dias depois do ocorrido. Na última quarta-feira (28) outros três diretores regionais também foram afastados.

Segundo a instituição, os quatro novos afastamentos ocorrem após ‘indícios de prática de falta funcional grave’. A administração disse que o eventual envolvimento dos empregados afastados está em apuração pela Corregedoria-Geral da Fundação Casa. Se confirmada a participação, eles responderão processo administrativo disciplinar.

Os quatro afastados na sexta são agentes de apoio socioeducativo da unidade de São José. Ao todo são oito servidores afastados desde a divulgação do caso (leia mais abaixo). Apesar dos afastamentos, todos seguem trabalhando em funções na área administrativa, sem contato com os internos.

AGRESSÃO
Segundo a família do adolescente, ele disse que foi agredido após reclamar da postura de um dos funcionários durante uma revista de rotina dos internos. Ele contou que foi imobilizado com um ‘mata-leão’ e depois um funcionário usou a pressão dos joelhos para concluir a imobilização. Ele teve lesões no baço e no pâncreas.
A família só foi comunicada do episódio três dias depois das agressões, após o adolescente ser internado na UTI do Hospital Municipal de São José dos Campos. Ele foi submetido a uma cirurgia e teve alta no dia 22 de agosto.

O adolescente, que é de Caraguatatuba, era interno da fundação há quatro meses, quando foi detido em flagrante por tentativa de roubo. Com a alta do hospital, segundo a Fundação Casa, a medida socioeducativa foi extinta e ele não vai retornar à unidade.

AFASTAMENTOS
No dia 21 de agosto, o agente acusado de cometer as agressões foi afastado da função e do cargo de coordenador da unidade. Na ocasião, a Fundação Casa informou que a instituição estava acompanhando o episódio e determinou que ele fosse apurado de forma urgente pela corregedoria.

No dia 28, foram afastados a diretora regional da instituição, o diretor da unidade Tamoios (São José dos Campos) e a diretora da unidade de Caraguatatuba. Eles teriam agido de forma incompatível com os deveres dos cargos. Uma sindicância investiga a responsabilidade deles no episódio.

Segundo a Fundação Casa, o afastamento da servidora de Caraguá não teve ligação com o caso do adolescente agredido em São José, mas com uma decisão administrativa da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *