Funcionários da AmstedMaxion entram em greve em Cruzeiro
Segundo sindicato, paralisação é por falta de pagamento da PLR. Empresa diz que entidade pede um valor acima de sua capacidade econômica.
Cerca de 1.100 funcionários da empresa AmstedMaxion, empresa especializada em fundição e equipamentos ferroviários, entraram em greve nesta segunda-feira (10), em Cruzeiro. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a paralisação é por falta de pagamento da verba de Participação de Lucros e Resultados (PLR).
De acordo com a entidade, a paralisação começou por volta das 6h e todos os funcionários da empresa aderiram à greve. Os funcionários reivindicam o pagamento da PLR referente ao ano de 2019.
Ainda segundo o sindicato, foi realizada uma assembleia na última quarta-feira (5), entre a empresa e os funcionários, mas nenhuma proposta foi aceita. Não há previsão para uma nova reunião. Também não há previsão de término da greve.
O QUE DIZ A EMPRESA
No final da tarde desta segunda-feira, o Classe Líder recebeu Nota de Esclarecimento da empresa AMSTED MAXION. Segue a nota na íntegra:
NOTA AMSTEDMAXION
Cruzeiro, 10 de junho de 2019
A AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviário S.A., e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cruzeiro, através de seus representantes legais, estiveram reunidos desde o final de abril, a fim de negociarem a Participação nos Lucros e Resultados a ser paga em 2019 pela empresa a seus colaboradores.
Durante a fase de negociação, em todas as quatro reuniões ocorridas, a Empresa, de forma transparente, apresentou ao Sindicato e comissão de trabalhadores as dificuldades que vem
enfrentando, dada a retração dos investimentos no seu mercado de atuação (peças fundidas para os seguimentos ferroviário e de máquinas para construção civil).
O Sindicato e a comissão, entretanto, recusaram as três propostas apresentadas pela Empresa e deflagrou um movimento paredista na tentativa de forçar a empresa a efetuar um pagamento de
Participação nos Lucros e Resultados em valor acima a sua capacidade econômica.
A Empresa lamenta a postura da Entidade Sindical e reforça que não negociará nesta condição, bem como que a proposta oferecida atingiu o limite de suas possibilidades, já que qualquer valor acima do apresentado pela Empresa, comprometerá ainda mais sua saúde econômica e com isso sua capacidade de manutenção de empregos.
AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviário S.A