Litoral norte de SP tem quase três mil casos de dengue em 2019

Cidade com o maior número de casos é Caraguatatuba, onde foram registrados 1.565 casos da doença, com três mortes.

As quatro cidades do litoral norte de São Paulo contabilizam 2.876 mil casos de dengue. A região já registrou quatro mortes pela doença e três cidades estão em estado de epidemia.

A cidade com o maior número de casos é Caraguatatuba, onde foram registrados 1.565 casos da doença desde o início do ano. Em situação de epidemia da doença desde abril, Caraguatatuba também é a cidade com maior número de mortes no litoral – ao todo, três pessoas morreram por dengue.

Para conter o avanço da doença, a gestão fez mutirões para limpeza de entulhos e promove visita casa a casa para eliminar possíveis criadouros. Depois do decreto de epidemia, no dia 18 de abril, a cidade colocou uma carreta para atendimento itinerante dos pacientes com a doença e diagnóstico de casos suspeitos.

A segunda cidade com maior número de casos no litoral é Ubatuba, com 814 pacientes diagnosticados com a doença. A Vigilância Epidemiológica decretou estado de epidemia no dia 15 de maio, cerca de um mês depois que a vizinha Caraguatatuba.

A última vez que Ubatuba havia sofrido com epidemia de dengue foi em 2015, quando quase cinco mil casos da doença foram registrados. A Vigilância informou que mantém as ações de combate aos criadouros devido ao alto nível de infestação do mosquito transmissor.

São Sebastião tem 374 casos de dengue confirmados e tem uma morte confirmada pela doença. Apesar disso, é a única cidade do litoral norte que não decretou estado de epidemia – a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Já Ilhabela também informou que está em estado de epidemia de dengue, com 123 casos da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *