EDP mapeia 4.450 ligações clandestinas de energia na RMVale

Distribuidora irá investir R$ 80 milhões para levar rede de energia a comunidades de baixa renda na área de concessão.

A RMVale tem 4.450 ligações clandestinas de energia elétrica, os chamados “gatos”, mapeadas pela concessionária EDP, principal distribuidora de energia da região.

Três cidades são recordistas de “gatos” no Vale, duas delas no Litoral Norte, todas mapeadas pela EDP: São Sebastião tem 1.500 ligações e Caraguatatuba, 1.000. E mais São José dos Campos (900 ligações), Jacareí (700) e Tremembé (350).

Essas ligações clandestinas de energia elétrica, explicou a EDP, estão em núcleos habitacionais também irregulares, que passarão por processos de regularização em seus respectivos municípios.

A EDP informou que investirá R$ 80 milhões para regularizar 100% dos núcleos mapeados com ligações clandestinas em toda a área de concessão.

O trabalho só poderá ser feito após a regularização da área no âmbito municipal.

Segundo a EDP, a operação levará “rede segura, eficiente e de qualidade a cerca de 50 mil famílias de comunidades de baixa renda”. As obras tiveram início em abril e serão realizadas em 24 meses. Aos poucos, o programa de regularização irá atender todas as cidades da área de concessão da EDP.

Dependendo do local, as obras incluem instalação de poste padrão para as residências ainda não conectadas ao sistema da EDP, rede de distribuição em média tensão e posteamento.

“Este projeto é ambicioso e visa regularizar todos os núcleos mapeados. Queremos energia com qualidade e segurança para toda a população”, disse Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *