Cerimônia em Cruzeiro marca lançamento nacional do livro “Um jogo chamado Música”

O prefeito Thales Gabriel recebeu o primeiro exemplar das mãos de Paulo Marcio Santos, diretor Corporativo de Recursos Humanos da Maxion Structural Components.


A Iochpe-Maxion e a Prefeitura de Cruzeiro realizaram cerimônia museu Major Novais, em Cruzeiro, para celebrar o lançamento nacional do livro Um Jogo Chamado Músicaque será doado para todas as escolas públicas do município. O livro da autora Teca Alencar Brito foi produzido em comemoração aos 30 anos da Fundação Iochpe e tem a ambição de estimular o ensino de música nas escolas. O evento aconteceu hoje e contou com a presença do prefeito Thales Gabriel, do secretário de Educação Carlos José Araujo do Valle, do Diretor da Fundação Iochpe Claudio Anjos, do Diretor de Recursos Humanos da Maxion Paulo Marcio Santos e da autora Teca Alencar Brito.  Além das autoridades, participaram da cerimônia professores de arte da rede pública e a Orquestra Jovem de Cruzeiro, que fizeram uma linda apresentação para os convidados.

O livro foi desenvolvido com os objetivos de ampliar o repertório cultural e enriquecer as práticas do conhecimento musical considerando três eixos metodológicos: a apreciação, a reflexão e o fazer musical;  melhorar a qualidade da prática e aprendizado da música, em especial nas escolas públicas do Brasil, contribuindo para o cumprimento da obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica e fornecer um material paradidático de alta qualidade, integrando livro impresso e áudios disponíveis na internet.

Os professores participaram, ainda, de uma oficina de capacitação com a autora Teca. O objetivo foi proporcionar uma vivência integradora por meio da música, envolvendo professores e educadores musicais de escolas e espaços culturais públicos da cidade de Cruzeiro, bem como educadores voluntários do Programa Formare da Iochpe-Maxion.

Nesta oficina, forma propostos jogos de escuta que valorizem a percepção sonora do entorno; jogos de improvisação para estimular a vivência e a conscientização de aspectos musicais diversos (materiais, tempos, qualidades sonoras); e jogos de invenção, envolvendo arranjo e composição (da canção à música instrumental, da criação melódica ou rítmica à pesquisa de gestos e timbres; sons vocais e corporais – percussão corporal).

Posteriormente, os aprendizados adquiridos na oficina poderão ser multiplicados pelos participantes em ações sociais em escolas, bibliotecas, casas de repouso e outros espaços de educação e cultura.

Produzido pelo Instituto Arte na Escola (IAE) e publicado pela editora Peirópolis, o livro contou com apoio da unidade de Cruzeiro da Iochpe-Maxion, por meio do programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura (PROAC).
 

Sobre a autora Teca Alencar de Brito

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, é professora no Departamento de Música da ECA-USP/SP, fundadora da Teca Oficina de Música e autora de livros e artigos na área, com destaque para a obra “Música na Educação Infantil” (Peirópolis, 2003).

 

Fonte: Assessoria Iochpe-Maxion
Foto: Adriane Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *