Projeto “MINHA MÚSICA” da FATEC lança terceira edição em Cruzeiro

“A importância de estudar música” é o tema da terceira fase do projeto “Minha Música”, promovido pelos alunos do 6° semestre do Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Fatec Cruzeiro.
O evento, cujas inscrições estão encerradas, acontecerá na próxima sexta, dia 26, na sede da instituição, e propõe uma mesa redonda com debates sobre o tema, fomentando discussões como técnicas e etapas que envolvem a criação de um trabalho musical de qualidade. O público-alvo são profissionais dedicados à carreira musical.
O objetivo do evento é direcionar o público para o sucesso profissional na música. Para isso, contará com especialistas na área que vivem a realidade da região. São exemplos práticos de que o investimento na profissão, quando levado a sério, dá resultado.
Uma das convidadas, Patrícia Teixeira, considera que é possível ter uma carreira musical, mas isto exige estudo, dedicação e, principalmente, amor, como em qualquer outra área.
Patrícia é cantora profissional e musicista, formada em regência e professora de canto na Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo”, em Taubaté/SP.
Juliana Moraes, membro da comunidade Canção Nova e regente do coro da mesma fundação acredita que o tema é muito oportuno e afirma “estamos inseridos numa cultura do improviso.
No Brasil não existe uma tradição de ensino da música e geralmente quem estuda é porque recebeu uma influência familiar ou porque viu alguém tocar e gostou, de fato, não é algo que faz parte da cultura brasileira. Então, penso ser pertinente abordar sobre este assunto, para refletirmos a importância de estudar música e não se contentar com aqueles ‘quatro acordes’ que eu aprendo e penso que já sei tocar”.
Vinícius Arruda é licenciado em música e, atualmente, Maestro da Orquestra Popular da Mantiqueira, no Vale do Paraíba. Começou seus estudos na cidade de Queluz, após muito tempo tocando em bandas tradicionais.
Para ele, o estudo é fundamental a partir do momento em que se traça um caminho a se trilhar: “Acredito que, para estudar música, você precisa ‘traçar um norte’ e ter foco naquilo que você deseja fazer, direcionar o seu estudo de acordo com sua vontade”.
Júlio Bittencourt também compõe a mesa desta sexta-feira. Ele estudou Jazz e se formou na Universidade Livre de Música Tom Jobim em SP. Além disso, fez um curso técnico de percussão popular na USP e passou uma temporada nos Estados Unidos para estudar ao lado de professores da Universidade de Miami.
Atualmente, dirige e leciona no Instituto Musical Bittencourt de Cruzeiro, fundação própria em parceria com seu irmão, onde idealiza projetos e lança CDs autorais. Para Júlio, é importante esclarecer as dúvidas e apontar caminhos para quem aprecia a carreira musical
Samuel, último componente da mesa, é cantor, compositor, produtor musical, arranjador e multi-instrumentista. Atualmente o artista lidera a Slogan Musical, criada para produzir um som autêntico e único aos artistas que desejarem passar por ela.

OUTRAS EDIÇÕES: PROJETO MINHA MÚSICA
A primeira edição do Projeto, intitulada “Workshop de Canto”, ocorreu na Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP, em 01 de julho de 2018, e contou com a presença de Natália Aurea e Juliana Moraes, ambas professoras de canto e instrumentistas. Mais de 30 pessoas participaram.
Já a segunda edição, “Workshop de Composições Musicais”, aconteceu em 4 de novembro de 2018, no espaço Ballun Eventos, em Lorena/SP. Dessa vez, o evento contou com a participação do Diácono Nelsinho Corrêa e Márcio Todeschini, membros da Comunidade Canção Nova, e Bruno Espíndola, produtor e arranjador musical.
A estrutura, o tema relevante e a forma espontânea com que os assuntos foram abordados chamaram a atenção do público. Pedro, um dos participantes da última edição, já pretende marcar presença na próxima. “Houve uma palestra muito boa do diácono Nelsinho, a estrutura é ótima e o evento é muito bom”.

SERVIÇO:
Horário: 19h
Local: Auditório da Fatec Cruzeiro/SP,
Contato: (12) 988363152 / Facebook: Carolina Andrade
Fanpage: @projetominhamusica
Instagram: @projeto.workshop
Assessora de Imprensa: Carolina de Andrade Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *