Sobrinho de policial desaparecido diz ter ouvido gritos na mata em Piquete

Grupo de cerca de 10 pessoas dormiu na última noite no acesso à mata. Ele contou que após usar sinalizadores, ouviu gritos e barulho supostamente de tiros. Bombeiros completaram no domingo (7), o 3º dia de trabalho de varredura na área.

Um sobrinho do policial desaparecido na mata em Piquete (SP) disse que ele e um grupo de cerca de 10 pessoas, que acampam no local para acompanhar e ajudar no trabalho de buscas, ouviram gritos e barulhos, supostamente de tiros, vindos da mata na noite de sábado (6).

Valtemir Espíndola, de 49 anos, entrou sozinho na mata na ultima quarta (3) para pescar e não retornou para casa.

Os bombeiros fizeram uma varredura na área no domingo (7) – o terceiro dia de buscas na região da Serra de São Francisco, na divida entre São Paulo e Minas Gerais.

O trabalho começou na última sexta-feira (5), quando Valtemir conseguiu acionar por celular os bombeiros e avisar que estava perdido perto de um curso d´água. A região é de mata densa.

O sobrinho dele, Rodrigo Gomes Francisco, que está acampado no acesso à mata com amigos e outros parentes, contou que eles dormiram no local na última noite e que têm expectativa que Altemir seja encontrado em breve.

“Ontem à noite usamos rojão e sinalizadores em uma área mais alta, na esperança do meu tio saber que tinha gente ali procurando por ele. O grupo todo ouviu dois gritos bem altos e três estampidos que pareciam de tiros”, relatou o sobrinho. Para ele, os barulhos foram provocados pelo tio, que por ser policial entrou na mata armado, e quis sinalizar que está vivo.

A atuação dos familiares no local é independente da atividade dos bombeiros. Para isso, grupo conta com a ajuda de guias que conhecem a região. A intenção é reforçar o trabalho das equipes profissionais.

“A gente aproveita pra fazer um apelo por ajuda. Quem conhecer a região e quiser se juntar a nós, será bem-vindo. A área tem árvores imensas, de mata densa, que tornam a possibilidade de localização de alguém perdido muito difícil”, afirmou.

O sobrinho disse ao Classe Lider que avisou os bombeiros sobre o que ouviu à noite. No momento dos ruídos, o grupo de Rodrigo não estava próximo à base onde estavam os membros da corporação.

O trabalho dos bombeiros estava encerrado na ocasião – as buscas são suspensas quando anoitece.

BOMBEIROS
Os bombeiros pernoitaram na mata e recomeçaram o trabalho de buscas pela manhã. A corporação informou que, a princípio, essa informação da família não deve alterar a estratégia de busca, que segue concentrada na mesma região de sábado, com expansão de cobertura.

O tenente João Bosco dos Santos informou que no domingo acionou a membros da polícia militar, o canil do Batalhão de Ações Especiais da PM e o helicóptero Águia para reforçarem a varredura na área.

O helicóptero da PM aguarda condições de segurança para fazer o voo, já que o céu está encoberto.

Segundo a família, Valtemir adentrou a mata sem estoque de alimentos e sem agasalho, já que a intenção era retornar no mesmo dia. Ele levou, além do equipamento de pesca, apenas o revólver e o celular.

A região onde ele está perdido é conhecida pela instabilidade no tempo, com concentração de chuva nesta época do ano e temperaturas bem mais baixas que nas áreas urbanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *