Após cassação, Lagoinha troca de prefeito três vezes em 20 dias
O atual prefeito é o presidente da Câmara, Miro da Farmácia, que assumiu oficialmente o cargo na quarta (9). Uma nova eleição será marcada após cassação do mandato do prefeito e vice em 2018.
Lagoinha (SP) trocou três vezes de prefeito em 20 dias. O último deles, que ocupa desde quarta-feira (9) o cargo é o atual presidente da Câmara, Miro da Farmácia (PR). Uma nova eleição para escolher definitivamente um novo chefe do executivo deve ser marcada pela Justiça Eleitoral.
As mudanças começaram depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão de agosto que cassava os mandatos do prefeito, Claudio Henrique da Silva ‘Zizo’ (MDB), e do vice, Francisco Diogo de Carvalho (PSD), por abuso de poder econômico.
Eles negam a acusação e recorrem da decisão, mas tiveram que deixar os cargos no dia 21 de dezembro.
Por lei, em caso de ausência do prefeito e do vice, quem assume o executivo é o presidente da Câmara. Por isso, na ocasião, o governo foi assumido pelo então presidente da Câmara, vereador João Evangelista Souza ‘Babá’ (PV), que já estava no final do seu mandato como presidente da Câmara.
Com a transição da presidência do legislativo, a partir deste mês, Babá também deixou de ser prefeito e quem assumiu foi Miro da Farmácia.
Miro vai ocupar o cargo até que as novas eleições sejam marcadas. Ainda não há uma previsão para que ocorra. “Ainda estou analisando tudo que precisa fazer, tinha muitas coisas paradas, estou usando esses primeiros dias para ajustar a parte dos pagamentos e documentação, para assegurar o pagamento dos funcionários e fornecedores”, afirmou.
(G1 Vale do Paraíba e Região)