São Silvestre 2018 tem vencedor etíope e melhor brasileiro em oitavo

Os africanos mais uma vez dominaram a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. A 94ª edição do evento teve os três primeiros colocados oriundos da Etiópia e fechou o pódio com atletas da Tanzânia e Unganda.

O vencedor foi Belay Tilahun Bezabh, responsável por um sprint final que garantiu uma linda ultrapassagem em cima do então atual campeão e favorito, Dawitt Admasu, que apesar de também ser etíope, atualmente corre pelo país asiático do Bahrein, depois de ter se naturalizado.

Dessa forma, Belay e Dawitt inverteram suas colocações em relação à prova do ano passado. Amdework Tadese foi o terceiro colocado. Emmanuel Gisamoda e Maxwell Rotich vieram logo atrás.
Giovani dos Santos foi o primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada, na oitava posição, seguido pelo compatriota Wendell Jeronimo de Souza.

Assim que a largada foi dada, o atleta de Unganda, Maxwell Rotich, de apenas 20 anos, assumiu a liderança. Em ritmo forte, o africano apareceu como o primeiro ‘coelho’ da prova.
Dois brasileiros conseguiram acompanhar o pelotão de elite até o 5º quilômetro. Foram eles Giovani dos Santos, de 37 anos, e Wendell Jeronimo de Souza, exatamente dez anos amis jovem.
A partir do nono quilômetro, os atletas anfitriões ficaram para traz. Seis corredores oriundos do continente africano dispararam e Emmanuel Ginki Gisamoda, de 30 anos, da Tanzânia despontou como líder, sendo acompanhado muito de perto pelo etíope naturalizado berenita, Dawitt Admasu, de 23 anos.

Na subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, ponto crucial da prova, Dawitt Admasu forçou o ritmo, acelerou as passadas e, mesmo seguido de perto por três concorrentes, começou a desgarrar.
Pouco antes da última curva para a entrada na Avenida Paulista, Belay Tilahun Bezabh, outro etíope de 23 anos, surgiu como um raio, ultrapassou o então favorito compatriota e foi o primeiro a passar pela linha de chegada, em frente ao edifício da Fundação Cásper Libero.
Dawitt Admasu confirmou o vice-campeonato, pouco à frente de outro etíope, Amdework Tadese. Completaram o pódio Emmanuel Gisamoda, da Tanzânia, e Maxwell Rotich, de Unganda. Giovani dos Santos foi o primeiro brasileiro a terminar a prova, na oitava colocação.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º – Belay Tilahun Bezabh (ETI)
2º – Dawitt Admasu (BAH)
3º – Amdework Tadese (ETI)
4º – Emmanuel Gisamoda (TAN)
5º – Maxwell Rotich (UNG)
6º – Paul Kipkorir Kipkemoi (QUE)
7º – Kiplimo Mutai (QUE)
8º – Giovani dos Santos (BRA)
9º – Wendell Jeronimo de Souza (BRA)
10º – Nicholas Kimeu Keter (QUE)

Largada geral da 93ª Corrida Internacional de São Silvestre – Prédio da Fundação Cásper Líbero – 31/12/2017 – Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *