Militares do Vale preparam retorno após intervenção no Rio

Militares do Vale do Paraíba se preparam para deixar a capital do Rio de Janeiro ao final da intervenção federal na segurança pública no estado fluminense, cujo decreto presidencial vencerá na próxima segunda-feira, dia 31.

Responsável pelas unidades do Exército na RMVale e em Osasco, Barueri e Valença (RJ), a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), sediada em Caçapava, informou que os militares apoiarão a operação até o final.

Eles estão servindo na capital fluminense desde abril deste ano, em regime de rodízio, após solicitação do Comando Conjunto da Intervenção e designação do Comando Militar do Leste. O Rio está sob intervenção federal desde 16 de fevereiro deste ano.

Segundo a 12ª Brigada, a tropa empregada até o começo deste mês era a da Força-Tarefa Itororó, com militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena, com apoio de outros militares da Brigada.

O contingente do Vale poderia ser substituído por outros militares da 12ª Brigada ainda em dezembro, permanecendo no Rio até o final da intervenção. Por questões de segurança, a data não foi divulgada.

Jair Bolsonaro (PSL) disse que não prorrogará a operação, mas que poderia manter uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no Rio, dependendo de aprovação do Congresso.

RODÍZIO.

Os militares do Vale serviram no Rio desde os primeiros meses da intervenção por meio de rodízios, que aconteceram a cada 30 dias de operação.

“Já foram realizados seis rodízios de tropas da Brigada, que permanece apoiando a Intervenção Federal até o encerramento, previsto para 31 de dezembro”, informou o major Anderson Yury Rodrigues.

O contingente da região é formado por cerca de 450 homens, com 80 viaturas e 10 motos, além de apoio de helicópteros do Cavex (Comando de Aviação do Exército), de Taubaté.

(O Vale)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *