‘Vestibular’ do MEC reprova oito faculdades do Vale, sendo duas públicas

Oito faculdades da RMVale foram consideradas insatisfatórias pelo MEC (Ministério da Educação), de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos). Duas delas são públicas.

O IGC é o principal indicador de qualidade de universidades e faculdades. Segundo o MEC, ele “sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição”.

O resultado vem em faixas de 1 a 5. Notas 1 e 2 são insatisfatórias, 3 é satisfatória e 4 e 5, excelentes.

Na RMVale, duas avaliadas foram consideradas excelentes: o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José, com IGC 5, e a Faculdade Caraguá, com IGC 4.

As oito faculdades “reprovadas” tiveram IGC 2, incluindo duas públicas: Fatec de Taubaté (estadual) e a Escola Superior de Cruzeiro, classificada pelo MEC como “pública municipal”.

As outras seis são todas privadas: Faceg (Faculdade de Educação de Guaratinguetá), Inea (Escola Superior de Administração de Empresas – São José dos Campos), Faculdade de Jacareí, Faro (Faculdade de Roseira), Etep (Faculdade de Tecnologia de Taubaté) e Etep (Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos).

Segundo o MEC, essas instituições não podem expandir e seus cursos podem sofrer redução de vagas.

Outras 24 instituições de ensino superior da RMVale obtiveram IGC 3 (satisfatório). São 19 faculdades privadas e cinco públicas, incluindo a Unitau (Universidade de Taubaté), que é autarquia municipal.

Nesse grupo, estão instituições como Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e unidades da Fatec de Cruzeiro, Guaratinguetá, São José dos Campos e São Sebastião.

Faculdades do Vale contestam nota do MEC e garantem qualidade na aula

A Faculdade de Roseira disse que o IGC “metodologia de avaliação contestada pela grande maioria das instituições”. “A FARO continuará trabalhando para convencer o MEC a mudar essa metodologia”. A Etep disse que as notas para São José e Taubaté “não refletem a realidade das unidades e seus empenhos no aprimoramento contínuo da qualificação dos professores”. O Centro Paula Souza informou que irá “atuar em conjunto com a diretoria da Fatec Taubaté para melhorar o IGC da faculdade”. As demais instituições que receberam IGC 2 não responderam..


Confira as notas completas:

Faro (Faculdade de Roseira)

O IGC deveria refletir a qualidade de uma Instituição de Ensino Superior – IES em função da nota obtida pelos alunos no ENADE. Infelizmente, no caso da FARO, nessa última avaliação divulgada, houve uma junção de fatores que de fato não refletem os esforços contínuos da IES na busca pela educação de qualidade, com investimentos constantes em infraestrutura física, oferecendo os melhores laboratórios e pessoal treinado e preparado, além de professores do melhor nível, sendo que mais de 88% deles possuem mestrado e doutorado.

Dentre estes fatores citados, merecem destaque a própria política e metodologia do exame que, em primeiro lugar ao desvincular o desempenho do aluno de seu histórico escolar faz com que o exame, em muitos casos, seja menosprezado pelos discentes. E, adicionalmente, a FARO na edição de 2017 teve um número muito reduzido de alunos realizando o exame, que também não é ponderado pela metodologia.

E ainda, pode-se dizer que a Faro continua logrando êxito em avaliações previstas pela Lei do SINAES, sempre com conceitos muito positivos. Por fim, o IGC e CPC não são indicadores de qualidade previstos nesta lei e, sim são critérios definidos em função de política de um governo que esteve a frente do MEC por anos e que, de fato, nunca refletiram a qualidade das IES e seus cursos. Trata-se de metodologia de avaliação contestada pela grande maioria das instituições de ensino, pelos motivos expostos.

A FARO continuará trabalhando seriamente para mudar esse cenário, quer seja, buscando convencer o MEC a mudar essa metodologia, mas, principalmente, atuando junto aos alunos que fazem o ENADE para que se empenhem ao máximo, uma vez que, não o fazendo, não há qualquer tipo de penalização para eles, apenas para a IES.

Prof. Dr. Jorge Pasin de Oliveira

Etep Faculdade

O Ministério da Educação divulgou esta semana os conceitos relativos aos cursos de graduação de 2017 das instituições brasileiras de ensino superior. Importante ressaltar que o INEP também divulgou o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), no qual o ETEP teve nota 3 na maioria de seus cursos. O IDD mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado, um parâmetro médio e satisfatório em relação ao mercado nacional. Importante ressaltar que em São Jose dos Campos a ETEP tem Conceito Institucional 4, em Jacareí 4 e em Taubaté 3.

Esta semana, no entanto, o Ministério da Educação divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC). A nota dada ao ETEP em sua unidade de Jacareí segue com avaliação positiva. As notas de São José dos Campos e Taubaté, no entanto, receberam outra avaliação que, no entender da instituição, não refletem a realidade das duas unidades e seus empenhos no aprimoramento contínuo da qualificação dos professores, seja na graduação ou nos programas de pós-graduação stricto sensu.

O ETEP seguirá trabalhando arduamente para se manter com uma das principais referências em ensino superior com foco em formar profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho, o que vem fazendo com muito êxito ao formar milhares de jovens na região ao longo das últimas seis décadas.

Centro Paula Souza (Fatec de Taubaté)

A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informa que a instituição trabalha constantemente para aprimorar e garantir a oferta de ensino de qualidade e irá atuar em conjunto com a diretoria e a coordenadoria pedagógica da Fatec Taubaté para melhorar o Índice Geral de Cursos (IGC) da faculdade.

Obs.: por e-mail, OVALE procurou todas as oito instituições de ensino que tiveram IGC 2 do MEC. Nem todas responderam.

Fonte: OVALE
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *