Abrigos públicos de São José registram aumento de 500% na procura durante dias frios

Maior cidade da RMVale tem cerca de 130 pessoas em situação de rua cadastradas pela prefeitura; equipes atuam com apoio nas ruas

Com mínimas de 7º, São José dos Campos tem vivido tem seus dias mais frios do ano nesta semana. Com temperaturas que devem chegar a 4° até sábado, uma das preocupações é a condição das pessoas em situação de rua, que estão expostas ao frio intenso.

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, da prefeitura, está com dez equipes nas ruas, que contam com três veículos de apoio, atuando todos os dias da semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia. Durante o período mais intenso do outono, a prefeitura ampliou as equipes de assistentes e educadores sociais e o número de kombis.

Durante os dias comuns, sem frio intenso, as equipes da prefeitura chegam a levar cerca de 10 pessoas para os abrigos disponíveis da cidade. Nesta terça-feira (17) e na quarta-feira (18) os abrigos municipais acolheram 61 pessoas em situação de rua após as abordagens feitas, o que significa um aumento de 500% no número de pessoas encaminhadas aos abrigos.

De acordo com James Domingos, diretor de Integração Comunitária da prefeitura, atualmente há cerca de 130 pessoas em situação de rua em São José, pessoas que são cadastradas e fichadas pela secretaria. “Quando o dia está frio ou chuvoso, eles costumam ficar dois ou três dias nos abrigos”, explica. Segundo Domingos, essa população se concentra principalmente na região central da cidade, por conta da oferta de esmola.

A cidade possui uma rede de abrigos estruturada que garante a proteção segmentada por grupos: masculino (Abrigo Viva), feminino, LGBTQIA+, família e AVD (Atividade da Vida Diária), este último para pessoas idosas e que possuem dificuldades de locomoção.

O Abrigo Viva possui canil e gatil para acomodar os pets das pessoas que são acolhidas no local.

Quando é identificada uma necessidade de um apoio na área de saúde, são acionados os demais equipamentos que compõem a rede de apoio no município.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *