Feriado na cidade de São Paulo: cidades do Litoral Norte anunciam restrições

Cidades já estão com praias fechadas e planejam barreiras sanitárias, rodízio de veículos de turistas e restrições nas rodovias.

As cidades do Litoral Norte de São Paulo temem uma invasão de turistas durante o megaferiado criado na capital paulista com a antecipação de feriados.

Diante do aumento dos casos de Covid-19 e da alta ocupação nos leitos hospitalares, as cidades anunciaram novas restrições para frear o turismo entre 26 de março a 4 de abril.

A região está na fase emergencial da quarentena e as praias estão com acesso proibido. Os comércios, bares e restaurantes também estão fechados na etapa mais restritiva do Plano São Paulo.

Veja abaixo as medidas adotadas pelas cidades do Litoral Norte para fretar o turismo durante o feriado antecipado em São Paulo:

São Sebastião

A cidade iniciou na segunda-feira (22) a realização de barreiras sanitárias com aplicação do testes para a Covid-19. Os turistas são parados e testados com o modelo sorológico – o teste rápido de sangue.

Com a medida, a prefeitura quer barrar os turistas com Covid-19. Apesar disso, a gestão tem usado testes rápidos na ação, o que não é o ideal, segundo especialistas. Infectologistas afirmam que o teste rápido serve para inquérito sorológico e não diagnóstico.

Além das barreiras sanitárias, as praias em São Sebastião estão fechadas e sendo fiscalizadas pela guarda municipal. No último fim de semana, a prefeitura fez a fiscalização com tratores e veículos na faixa de areia e flagrou cerca de 190 turistas na faixa de areia.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Em um decreto do dia 15, a prefeitura adaptou regras da fase emergencial e incluiu salões de beleza, barbearias e lojas de construção entre atividades essenciais.

Caraguatatuba

Caraguatatuba segue as regras mais restritivas da fase emergencial, com apenas serviços essenciais em funcionamento e a proibição do acesso às praias.

A administração conta com apoio da Polícia Militar para realizar a fiscalização nas praias e faz abordagens e orientações com faixas na orla e uso de carro de som indicando a proibição de acesso. O estacionamento na orla também está proibido.

Diante do feriado antecipado em São Paulo, a prefeitura expediu ofício ao governo estadual pedindo restrições nas rodovias que dão acesso ao Litoral Norte. O Estado sinalizou apoio à administração, mas não houve nenhuma medida prática até a publicação da reportagem.

Ubatuba

Ubatuba também segue as regras da fase emergencial, mas está com o acesso às praias proibido desde o início de março.

Diante do feriado na capital, a administração pretende implantar um rodízio de veículos para minimizar o turismo na cidade. A multa por descumprimento é de R$ 500, segundo a administração.

Segundo a proposta, que foi encaminhada à Câmara, ficam impedidos de circular nos dias ímpares carros com final da placa ímpar e nos dias pares placas com final em número par. O projeto deve ser votado nesta terça-feira (23).

De acordo com o projeto, o rodízio não se aplica a veículos das quatro cidades do Litoral Norte, além de veículos de abastecimento, serviços essenciais e de profissionais que trabalham na cidade.

Ilhabela

Ilhabela também cumpre a determinação do Estado para proibir o acesso às praias. Segundo decreto publicado na cidade, estão proibidas reunião, concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, em especial, nas praias e parques.

Também é proibida a instalação de mesas, cadeiras, guarda-sóis, tendas, esteiras, coolers, caixa de som, caixa de isopor e/ou outros objetos que estimulem aglomeração em praias. Só são permitidas as atividades físicas ao ar livre de forma individual.

A cidade segue em fase vermelha, com comércios e praias fechadas. A cidade não anunciou nenhuma nova medida de restrição até a publicação desta reportagem.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *