Primeiro dia do verão deve ter calor acima de 30ºC no Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP

Estação começou oficialmente às 7h02 na região, com temperaturas elevadas. De acordo com o Cptec, a média máxima esperada para a estação é 36°C, com chuvas intensas.

O primeiro dia do verão, que começou oficialmente às 7h02 desta segunda (21), deve ter calor acima dos 30°C no Vale do Paraíba e Litoral norte de São Paulo.
Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), o verão deve ser marcado por temperaturas características: altas temperaturas e chuvas intensas.
De acordo com os meteorologistas, a primeira semana do verão deve ser marcada por temperaturas elevadas, mas com pancadas de chuva no fim da tarde – características da estação.
“Nos próximos dias a chuva vai chegar de forma mais intensa, principalmente no fim da tarde. Isso acontece porque há a chegada de uma zona de nebulosidade que vem desde a Amazônia e chega ao sudeste, com chuvas mais relevantes”, explica Fábio Rocha, meteorologista do Cptec.
Os temporais prolongados devem se estender até a véspera de Natal, 24 de dezembro.
A previsão dos meteorologistas é que, com a chuva mais intensa, as máximas permaneçam dentro da média histórica, com 36°C na região do Vale. A média é feita com um cálculo das máximas registradas em toda a região, os valores devem ser mais altos na região do Litoral, mas podem variar com a presença das chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *