Estado mantém Vale do Paraíba na fase laranja e região bragantina na vermelha do Plano SP

Doria anunciou manutenção durante coletiva na tarde desta sexta-feira.
As cidades do Vale do Paraíba e litoral norte seguirão na fase laranja do mapa de flexibilização do governo de São Paulo. As cidades da região bragantina, que ficam na macrorregião de Campinas, seguem na etapa vermelha.
A manutenção das regiões nas fases atuais foram informadas pelo governador João Doria durante uma coletiva nesta sexta-feira (17).
O plano, denominado pelo governo como “retomada consciente”, prevê cinco etapas. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
Na fase laranja desde o início de junho, as cidades da região do Vale publicaram decretos com regras para a retomada das atividades. São estipuladas regras de higiene, limite de pessoas no estabelecimento e horários de funcionamento, por exemplo.
Já na região bragantina, a expectativa era da possibilidade de avançar à fase laranja. Em Bragança Paulista, a Justiça proibiu a abertura de comércios considerados não essenciais. Na fase vermelha do Plano São Paulo, a cidade havia flexibilizado a economia, desrespeitando as determinações do governo estadual.
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.
A regiões são avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *