VÍDEO: moradora registra abordagem truculenta de equipe da Prefeitura de Taubaté para demolir escada irregular

Escada foi construída de forma irregular para dar acesso à casa dela. Um dos homens faz xingamentos a ela, há uma discussão e um guarda civil tenta arrombar o portão com cassetete.

Uma ação de funcionários da Prefeitura de Taubaté para demolir uma escada irregular que dá acesso a uma casa no bairro Gurilândia gerou uma confusão entre moradores e funcionários públicos na última sexta-feira (24). Um vídeo, gravado pela dona da casa, mostra que um funcionário faz xingamentos a ela e, após uma breve discussão entre o marido e a equipe, um guarda civil municipal tenta invadir a residência à força.
A casa fica na rua Salim Rechdam, ao lado de uma área da prefeitura. Caroline de Oliveira mora nos fundos e, para conseguir ter acesso, construiu uma escada do lado de fora da residência há cinco anos.

Na última sexta-feira (24), funcionários da prefeitura, de uma empresa de construção e a guarda municipal foram ao local para remover a escada. A moradora disse que não tinha sido notificada previamente da demolição.

“Dizem que ali é uma área verde e que iriam arrancar a escada. Falei que não tinha recebido a intimação. Um deles começou ameaçar meu marido, me ofender, falar que iríamos perder a casa. O GCM acabou socando o meu portão para tentar entrar. Eu me machuquei, a minha filha também. Eles demoliram e falaram que iriam destruir de novo se voltarmos a fazer a escada. Fizeram ameaças”, contou.

O homem que aparece xingando no vídeo é Jarbas Nogueira Martins, gerente da área de segurança e vigilância da prefeitura, que em fevereiro de 2018 foi flagrado dando um tapa em um morador durante uma ação de despejo. À época, a prefeitura abriu uma sindicância para apurar a conduta do servidor, que é comissionado, mas ela foi arquivada.

No vídeo, é possível ver a discussão entre as partes, ofensas, além do guarda municipal batendo no portão da casa com um cassetete. O registro mostra que o funcionário Jarbas Nogueira Martins faz xingamentos.

Caroline disse que procurou a polícia para registrar boletim de ocorrência, mas não tem conseguido fazer o boletim de ocorrência pela internet. Ela também pretende entrar com uma ação contra a administração municipal.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Procurada pela reportagem, a administração informou que equipes da secretaria de serviços públicos com apoio da secretaria de segurança fizeram uma operação na sexta para remover construções irregulares em uma área verde. O espaço pertence à prefeitura, que comunicou os moradores sobre a ação. No local será construído um parque linear.
Sobre as abordagem truculenta, a administração informou que “denúncias sobre eventuais problemas relacionados aos servidores envolvidos na operação devem ser formalizadas às autoridades competentes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *