Fevereiro chuvoso: Defesa Civil intensifica a atenção na RMVale

Após fortes chuvas, Jacareí e São Sebastião concentram reforço do monitoramento do órgão estadual na região; previsão é de que chuvas permaneçam nos próximos dias

A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte é uma das áreas com atenção prioritária da Defesa Civil do Estado em fevereiro, mês que pode ser o mais chuvoso de 2020.
Após registrar 309 milímetros de chuva, Jacareí recebeu nesta quinta-feira uma vistoria emergencial da Defesa Civil e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
No ano passado, nesse mesmo período, o registro foi de 189 milímetros — cada milímetro equivale a um litro de água acumulada por metro quadrado. Até o momento, são quase 210 desalojados.
Em São Sebastião, onde a vistoria também ocorreu nesta quinta-feira, a chuva da última sexta-feira somou 216 milímetros em 12 horas. Ainda há 21 desabrigados na cidade.
A Defesa Civil informou que está atenta a emergências nas duas cidades e ainda na Serra da Mantiqueira, onde o número de áreas de risco é grande.
“Nossa preocupação maior é porque estamos com um mês muito chuvoso, surpreendeu um pouco. Batemos recordes de acumulados, mas o sistema está trabalhando e está funcionando”, declarou à reportagem o diretor Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira. Segundo ele, o estado de atenção deve continuar durante os próximos dias.
“Essa frente fria vai perdendo força, mas ainda deixa muita nebulosidade. Nossa preocupação permanece, as equipes estão 24 horas atentas para proteger vidas, evitar mortes e proteger patrimônios”, continuou Henguel.
Em caso de qualquer tipo de emergência, a Defesa Civil deverá ser acionada pelo 199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *