RMVale apresenta queda nos números de roubo e furto de veículos

Levantamento foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública

A RMVale registrou queda no número de furto e roubo de veículos entre janeiro e setembro de 2019 se comparado com o mesmo período do ano passado. São José dos Campos e Jacareí foram cidades que acompanharam o estado e também apresentaram redução no índice. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) e foram divulgados na última sexta-feira (25).

Por outro lado, Taubaté e Pindamonhangaba foram no sentido contrário e tiveram alta. Para a polícia, ações contra venda de peça de veículos ajudou na diminuição dos dados.

De acordo com levantamento divulgado pela SSP, a região teve 940 ocorrências de roubo de veículos até setembro deste ano contra 1.233 casos em 2018, uma redução de 23%. Já os casos de furto caíram de 3.301 para 2.881, o que representa uma queda de pouco mais de 12%.

Em São José, a diminuição dos registros de roubo de veículos foi de 41%, caindo de 531 casos para 310. Já o número de furtos caiu de 1.648 para 1.450. Em Jacareí, os roubos reduziram 26% e os furtos 34%.

Em Caraguatatuba, tanto roubos quanto furtos de veículos tiveram redução de 13%. Já Guaratinguetá teve menos 51% de roubo e 13% de furtos.

CONTRAMÃO
Não foram todas as cidades da região, porém, que registraram queda nos índices. Taubaté, por exemplo, teve aumento de 9% nos casos de furto e 4% nas ocorrências de roubo.
Pindamonhangaba foi outra cidade que contabilizou um crescimento nos números, sendo 4% de roubo e 32% de furto de veículos.

DESMANCHE
Para o coronel José Eduardo Stanelis, comandante da Polícia Militar na RMVale, a redução nos índices de furto e roubo de veículos pode ser explicada pelas operações contra desmanche de carros.

“O roubo e o furto só acontecem porque existe a venda de peças de carro. E nós estamos atuando em conjunto com a Polícia Civil, com o Detran e outros órgãos para impedir o desmanche de carros. Acho que isso tem ajudado”, explicou Stanelis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *