Embraer vai dar férias coletivas em janeiro e remanejar empregados em São José

Unidade da fabricante em Eugênio de Melo, onde atuam 1,5 mil funcionários, vai passar para 4 mil trabalhadores a partir de 21 janeiro. Restruturação interna separa unidade comercial, em negociação com a Boeing, da aviação executiva e defesa.

A Embraer informou na quinta-feira (10) aos trabalhadores de todas as fábricas e escritórios da companhia no Brasil, sendo 12 no total, que eles terão férias coletivas concedidas entre 6 e 20 de janeiro de 2020. A medida é para uma ação de reestruturação interna da fabricante. A área comercial, cuja criação de uma joint-venture com a Boeing é negociada há quase dois anos, terá a estrutura separada das demais áreas da empresa.

De acordo com a companhia, a medida atinge 16 mil empregados. A principal mudança é o remanejamento de 2,5 mil empregados da unidade Faria Lima, a maior da empresa em São José dos Campos, para um prédio reestruturado da companhia em Eugênio de Melo, distrito da cidade. O local onde trabalham 1,5 empregados hoje vai passar a ter 4 mil.

As unidades que terão a produção parada por 14 dias por causa das férias coletivas são cinco: no Vale do Paraíba, em Sorocaba, Gavião Peixoto, Botucatu, Campinas, Belo Horizonte e Florianópolis.

No trecho do comunicado interno sobre as férias, a direção da Embraer diz que no período “será realizada a separação/duplicação dos sistemas e processos relativos ao negócio de aviação comercial. Futuramente, eles serão utilizados pela joint venture com a Boeing, após fechamento da transação”, diz trecho.

Na prática, após o retorno dos funcionários, com a segregação da área comercial, o setor já vai operar com sistemas independentes e com efetivo dedicado ao futuro novo negócio, que ainda depende de aprovação de órgão internacionais, na União Europeia. A expectativa é que o acordo seja concluído no ano que vem.

Na estruturação interna, a Embraer informou que 50% dos empregados vão trabalhar na área comercial e, a outra metade nas aviações executiva e defesa.

AVALIAÇÃO DO SINDICATO
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que representa os trabalhadores da empresa na cidade, informou que é contrário à decisão da companhia de impor férias coletivas, sendo favorável à concessão de licença remunerada.

A entidade também aponta que, nesta etapa considerada de transição para a joint venture, a empresa vem fazendo demissões a conta-contas.

A Embraer informou que mantém os níveis de emprego no país desde que começou a negociação com a Boeing e que não procedem informações sobre demissões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *