Marcos Pontes diz que cogita nomear oficial da Aeronáutica à direção do Inpe

Ministro da Ciência e Tecnologia afirmou que irá ‘trabalhar com números e fatos’ e que vai ‘mudar o sistema como um todo’.

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse na segunda-feira (5) que cogita escolher um oficial da Aeronáutica para a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mas não quis informar o nome do candidato. Na última sexta-feira (2), Ricardo Galvão foi avisado da exoneração do cargo após imbróglio com o governo federal à respeito dos dados de desmatamento.

Pontes foi entrevistado pela rádio “Eldorado”. Ao ser questionado a respeito da nomeação de um oficial da Aeronáutica, ele confirmou que está avaliando a possibilidade e disse que o candidato é um “doutor em desmatamento”. O ministro informou que o novo nome para a direção do instituto será divulgado no início desta semana.

O ministro também confirmou que recebeu as indicações de Galvão ao cargo, mas não disse se levará em conta algum desses pesquisadores. À respeito dos dados de desmatamento divulgados pelo Inpe, disse que “vai mudar o sistema como um todo”.

Após a exoneração, Ricardo Galvão indicou cinco nomes para assumir a direção do Inpe. O agora ex-diretor disse que o ministro de Ciência se comprometeu a não interferir no instituto e a investir mais recursos. Nesta segunda, Pontes anunciou que irá “criar um sistema melhor”:

A EXONERAÇÃO
Ricardo Galvão recebeu a notícia da própria exoneração em reunião na manhã da última sexta. No início da tarde, Pontes elogiou Galvão. “Agradeço, pela dedicação e empenho do Ricardo Galvão à frente do Inpe. Tenho certeza que sua dedicação deixa um grande legado para a instituição e para o país”, escreveu o ministro em uma rede social.

Mais cedo, no pronunciamento em que anunciou sua própria demissão, Ricardo Galvão afirmou que não teve de “defender” os dados sobre desmatamento para o ministro.

“Frente ao ministro Pontes, eu não tive que defender nada. Ele concorda inteiramente com os dados do Inpe e sabe como são os dados do Inpe. O ministro é uma pessoa de alta capacidade técnica, um engenheiro.” – Ricardo Galvão
Durante a tarde, servidores do Inpe protestaram contra exoneração de Galvão na frente da sede do órgão, em São José dos Campos.

BOLSONARO ACUSA O INPE DE MENTIR
Bolsonaro acusou o Inpe de mentir sobre dados de desmatamento e de estar “agindo a serviço de uma ONG”. As primeiras declarações do presidente contrárias ao instituto foram dadas na sexta-feira (19), durante café da manhã com jornalistas estrangeiros.

As críticas do governo aos dados sobre o desmatamento continuaram, e na quinta-feira (dia 1°) Bolsonaro tornou a se voltar contra o Inpe. O presidente defendeu uma apuração para identificar se os responsáveis pela divulgação dos dados sobre desmatamento.

“Acho até que, aprofundando os estudos, ver se as pessoas divulgaram de má-fé esses informes para prejudicar o governo atual e desgastar a imagem do Brasil”, disse Bolsonaro.

Logo após as primeiras declarações do presidente, Galvão declarou: “Ao fazer acusações sobre os dados do Inpe, na verdade ele faz em duas partes. Na primeira, ele me acusa de estar a serviço de uma ONG internacional. Ele já disse que os dados do Inpe não estavam corretos segundo a avaliação dele, como se ele tivesse qualidade ou qualificação de fazer análise de dados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *