Criador da boneca Momo diz que jogou a escultura no lixo: “Ela está morta”

O escultor Keisuke Aiso, criador da boneca Momo, disse em entrevista ao jornal britânico The Sun que jogou o obra de arte fora. A figura da boneca virou assunto mundial após fotos da escultura serem inseridas em vídeos infantis, aterrorizando crianças do mundo inteiro.

“Ela não existe mais, não foi feita para durar. Estava desgastada e joguei fora. As crianças podem ter certeza de que Momo está morta. Ela não existe e a maldição se foi”, disse Aiso, que se solidarizou com as vítimas da pegadinha de mau gosto. A escultura foi exibida em uma galeria de arte de Tóquio em 2016, em uma série do artista batizada de “Aversão”.

A boneca ganhou fama mundial após sua imagem aparecer sem qualquer aviso prévio no meio de vídeos destinados ao público infantil no aplicativo YouTube Kids.

ENTENDA A POLÊMICA ENVOLVENDO A BONECA MOMO
De acordo com depoimentos, a boneca dá instuções, em inglês, de como cometer suicídio. Além do áudio ensinando como cortar os pulsos com diversos objetos que podem estar presentes em casa, também há imagens demonstrando o ato, fazendo com que se torne facilmente imitável pelas crianças.

Há relatos de aparição da boneca no meio de vários vídeos do YouTube Kids : alguns em que crianças fazem slime, em episódios de desenho e até mesmo roubam alguns minutos de músicas infantis, como a famosa “Baby Shark”.

Há também relatos de que, além de cometer suicídio, a personagem estimula as crianças a fazerem outros desafios, como esfaquear outras pessoas da casa. Para influenciar os pequenos a realmente fazerem o ato, a boneca retorna no fim do vídeo com ameaças e diz que, caso a criança não cumpra a ordem, ela vai voltar para pegá-la durante a noite. Assim, causando medo, é mais provável que a criança realmente o faça.

Em resposta à polêmica, o YouTube se pronunciou, em nota, alegando que não foi encontrado “nenhum vídeo que promova um desafio Momo no YouTube Kids” e pedindo para que qualquer conteúdo com “atos nocivos ou perigosos” seja denunciado.

“Sobre o desafio Momo: não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie”, escreveu a empresa no Twitter.
No Twitter, diversos usuários começaram a confirmar o problema, deixando o assunto entre os mais comentados da rede social. Os internautas afirmam que as crianças de sua família ou de conhecidos já conhecem a boneca Momo e que estão com medo dela.

QUAL A ORIGEM DA VERDADEIRA MOMO?
Tudo começou em 2016 quando um usuário do Instagram chamada @nanaakooo postou uma foto de uma escultura que acabou viralizando na internet. Essa escultura foi criada pela empresa japonesa de efeitos especiais chamada Link Factory. Através das imagens dessa escultura foi criada a lenda urbana que se popularizou no whatsapp.

As coisas começaram a ficar popular na língua espanhola. Em 2018 youtubers começaram a propagar ainda mais essa lenda urbana através de seus vídeos e também através das redes sociais e dos memes. Não demorou muito para essa lenda ganhar diversas versões e pessoas usarem ela para causar desgraça no mundo.

Na lenda que se espalhou rapidamente pela web, a Momo é um espírito maligno que pode entrar em contato com você ou pode ser invocado. Neste caso, através de uma ligação ou por mensagem de WhatsApp. Acredita-se que o melhor horário para se manifestar seja as três da manhã (outra coisa viral no youtube).

Caso queira conhecer a boneca pessoalmente, ou a escultura “Mulher Pássaro”, você pode visitar o Museu Vanilla Gallery, em Tokyo, no Japão. Momo é um nome japonês comum que pode significar pêssego, coxa e pélvis. Talvez fazendo referência aos pés de ave na escultura.

Uma simples foto de uma boneca assustadora com sorriso e olhos esbugalhados digna de filmes de terror!

O PERIGO REAL DA BONECA – O DESAFIO DA MOMO
Tudo começou como uma brincadeira onde pessoas ficam causando medo através de mensagens intimidadoras. Alguns acabaram aproveitando essa oportunidade para fazer estelionatário, exploração e chantagens dos inocentes. As coisas pioraram quando mortes em diversas partes do mundo surgiram por causa dessa momo no whatsapp.

Crianças de 9 a 12 anos na Colômbia, México e até no Brasil acabaram cometendo suicídio por causa dos desafios da momo que receberam pelo whatsapp, algo bastante parecido com a baleia azul. Infelizmente essas crianças foram manipuladas de maneira fácil. Incrível como os pais deixam seus filhos se comunicarem com estranhos em redes sociais e no whatsapp.

Algumas pessoas aproveitam esses eventos como baleia azul ou boneca momo para roubar dados pessoais de pessoas, alguns até manipulam garotas frágeis para estupra-las ou faze-las cometerem suicídios. Fiquem espertos e não responda nenhuma mensagem em nome da momo ou qualquer coisa duvidosa.

O importante é ignorar, bloquear e não acreditar, assim a lenda morre ao invés de propagar e causar mais problemas!

A MOMO É REALMENTE PERIGOSA?
A momo não é nada mais que uma boneca assustadora feito por uma empresa japonesa. Ela é tão sem vida igual a pessoa que propaga essas mentiras ou participam desse jogo fazendo o papel da momo. Como uma pessoa acaba gastando de seu precioso tempo para criar um whatsapp falso para incomodar os outros?

O verdadeiro perigo está nas palavras desafio e pessoas anônimas que tem se propagado de forma bizarra e alcançado pessoas inocentes que acreditam em qualquer palavra.

A culpa dessa lenda se propagar vai principalmente para os youtubers, com milhares de seguidores e que fazem vídeos se comunicando com espirito e sem deixar claro que é uma brincadeira e que a pessoa não deve responder caso receba mensagens do tipo. Algo similar aconteceu com a Baleia Azul.

DESACREDITE DA LENDA DA BONECA MOMO
A melhor maneira de acabar com os perigos dos desafios da momo ou de ajudar as pessoas que podem ou estão sendo prejudicadas por tal lenda urbana, é desacreditar totalmente dela e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Caso você perca tempo vendo vídeos, lendo artigos e detalhes da lenda, só vai ajudar a propaga-la!

Alguns podem questionar o fato dos números de whatsapp serem de outros países, basta deixar claro que isso é algo fácil de fazer pela internet. Outros dizem ter visto vídeos da momo conversando em diversas partes do mundo, o que não passa de filtros e efeitos de aplicativos de celulares.

Uma coisa irônica é que a lenda da momo é praticamente desconhecida no Japão, mesmo sendo uma boneca de origem japonesa. Primeiramente os japoneses não usam whatsapp mas sim o Line.

No Japão já existem muitas lendas urbanas e os japoneses acreditam facilmente em superstições. É incrível como eles não foram contagiados pela lenda como no ocidente, mas se isso continuar talvez acabe acontecendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *