“HÁ PRESENÇA DO COMANDO VERMELHO NO VALE”, AFIRMA PROMOTOR DO GAECO
O Vale do Paraíba, região que combina traços de interior e forte desenvolvimento urbano, tornou-se palco de uma disputa silenciosa pelo controle do tráfico de drogas entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho as duas maiores e mais influentes facções criminosas do país.
“Essa relação entre PCC e Comando Vermelho já foi amigável, depois eles romperam. Hoje a situação é de rompimento. Já houve homicídios aqui no Vale do Paraíba relacionados a essa disputa. Há presença do Comando Vermelho na região”, afirmou o promotor de Justiça Alexandre Castilho, integrante do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo.
Castilho participou de um episódio do Documento OVALE Cast, reportagem especial em formato de podcast, na qual detalhou o avanço das facções na região. Segundo ele, a tensão ganhou força após uma mudança estratégica do PCC.
“O PCC havia abandonado esse tráfico regional, o que a gente chamava antigamente de biqueiras, para se dedicar ao tráfico internacional. E isso causou consequências”, explicou o promotor, ao destacar que essa movimentação abriu espaço para atuação de outras organizações criminosas até que o PCC retomou o interesse pelo varejo.
O episódio do OVALE Cast reúne análises e bastidores sobre o tema, com participação do editor-chefe Guilhermo Codazzi e do repórter especial Xandu Alves. O conteúdo está disponível nos canais de OVALE no YouTube, Spotify, redes sociais e no site do jornal.
Fonte: O Vale

