CIDADES DO VALE TÊM MAIS IDOSOS DO QUE JOVENS EM PARCELA DA POPULAÇÃO, APONTA IBGE
Região tem 257 centenários e 8.384 pessoas entre 90 e 99 anos
Foto: Edição do concurso Miss e Mister da Melhor Idade na Casa do Idoso de São José
Aos 83 anos, o engenheiro aposentado Décio Dinamarco mora sozinho depois de ficar viúvo há dois anos, no Vale do Paraíba. Ele dirige o próprio carro, planeja lançar um livro de crônicas e mantém o bom humor para encarar os desafios do envelhecimento.
“Não abro mão de me reunir regularmente com os amigos para conversar e beber uma cervejinha”, conta ele. “A única atividade que deixei de fazer foi a de pilotar aviões”.
Dinamarco disse que o segredo de envelhecer bem é manter a mente ativa, o bom humor e não ficar sozinho.
Pessoas como o engenheiro são cada vez mais comuns na RMVale e na RM Campinas, regiões nas quais o envelhecimento da população acelerou nos últimos anos.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, a RMVale tem 18 cidades cujo percentual de pessoas acima de 60 anos é maior do que o total de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
A diferença chega a 25% de idosos contra 18% de mais novos em Redenção da Serra e de 24% a 15% em Lagoinha e São Luiz do Paraitinga.
Outras seis cidades têm o mesmo percentual entre as duas faixas etárias, com 19% a 19% e 18% a 18%, como em Cachoeira Paulista e Taubaté, respectivamente.
Somados esses municípios, pode-se dizer que os mais velhos ultrapassam os mais novos ou têm o mesmo percentual da população do que os jovens em 24 cidades da região, o que representa 61,53% do total de municípios do Vale.
Apenas 15 cidades têm maior percentual de jovens do que de mais velhos, como em São José dos Campos (18% a 17%), Caraguatatuba (20% a 17%) e Pindamonhangaba (19% a 17%). A cidade mais ‘juvenil’ da região é Potim, que tem o maior percentual de jovens (19%) na comparação com mais velhos (11%). Com isso, a média do Vale é de 17% de idosos e 19% de mais novos.
CAMPINAS
Com cidades mais novas do que o Vale, a RM Campinas tem 13 das 20 cidades (65%) com percentual maior de jovens do que de pessoas mais velhas. Engenheiro Coelho é a mais “adolescente”, com 21% de jovens contra 12% de mais velhos na população.
Campinas tem mais idosos (18%) do que jovens (17%), o mesmo percentual de Santa Bárbara d’Oeste. A mais “velha” é Americana, com 19% de idosos frente a 16% de jovens. A média da região é de 17% de jovens e de 18% de idosos.
Onte: O Vale