SÃO SEBASTIÃO REGISTRA PRIMEIRO CASO DE GRIPE AVIÁRIA; LITORAL NORTE DE SP CHEGA A QUATRO CASOS
Esse é o quarto caso na região, que já soma dois registros em Ubatuba e um em Caraguatatuba.
São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, confirmou nesta sexta-feira (7) o primeiro caso de gripe aviária em animal silvestre registrado na cidade neste ano.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o caso envolve uma ave da espécie trinta-réis-de-bando, que foi contaminada pelo vírus Influenza.. O diagnóstico teve resultado positivo na quinta-feira (6).
O registro foi confirmado pela pasta, que agora contabiliza 62 casos no total no país. Na região esta é a quarta confirmação – as duas primeiras aconteceram em Ubatuba e a terceira em Caraguatatuba, que são municípios vizinhos.
Caso confirmado em São Sebastião
Segundo a prefeitura, a ave contaminada foi coletada na Praia dos Boneteiros, na região central da cidade, que passou a ser monitorada, especialmente em locais com grande concentração de aves.
Ainda de acordo com uma nota emitida pela gestão municipal, moradores e turistas que localizarem uma ave abatida devem entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo número 199.
O que é a H5N1?
O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. É menos comum em mamíferos e em humanos.
A Influenza Aviária foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. Mas o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China.
Via: G1 Vale