ESTADO DE SÃO PAULO CONFIRMA SEGUNDA MORTE PELA ‘VARÍOLA DOS MACACOS’
Vítima era natural de Santos e estava internada em um hospital de Praia Grande
Neste último domingo (16), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a segunda morte Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, no estado. A vítima é um homem de 37 anos, natural de Santos, mas que estava internado na cidade de Praia Grande.
A Prefeitura de Praia Grande informou que o paciente foi diagnosticado com a varíola dos macacos no início de agosto e internada em setembro. A vítima tinha comorbidades, agravando o quadro.
Primeiro caso
A primeira morte pela varíola dos macacos no estado de São Paulo foi registrada na última quarta-feira (12). A vítima foi um homem de 26 anos, morador da cidade de São Paulo. Ele também tinha comorbidades e fazia tratamento emergencial com antivirais.
O Brasil soma mais de 8.600 caso da doença até o momento, tendo quase 4 mil no estado de São paulo.
A doença
O atual surto não tem qualquer relação com macacos em sua transmissão. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto prevalece em transmissão de contato íntimo e sexual.
O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; além de caroço no pescoço, axila e virilhas; febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.
Via: Meon