Disputa pelo voto ao governo de SP põe RMVale na rota dos principais candidatos

Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad têm visitado a região neste ano

O Vale do Paraíba tem sido uma região estratégica para a disputa pelo voto ao governo do estado de São Paulo.
Os três principais adversários nas eleições para governador visitaram a região ao menos 16 vezes desde abril deste ano.
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) estão empatados com ao menos seis visitas cada um.
A conta vai desempatar na próxima quinta-feira (15) a favor do tucano, que tenta a reeleição.
O mandatário vai cumprir agenda na região ao menos pela sétima vez em cinco meses, com visitas e caminhadas programadas nas cidades de Lorena, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Taubaté.
Em 1º de setembro, Garcia fez uma caminhada em São José dos Campos, participou do ‘São Paulo em Debate’ na cidade e fez nova caminhada em Jacareí.
O Litoral Norte foi destino do tucano em 23 de agosto, com visitas a São Sebastião e Caraguatatuba. Em julho, o governador paulista passou por Campos do Jordão e, em junho, trouxe ao Vale seu programa ‘Governo Na Área’, espécie de governo itinerante que percorreu o interior de São Paulo.
Em abril, esteve em São José para assistir um espetáculo da Páscoa e também visitou as cidades de Cruzeiro, São José do Barreiro e São Luiz do Piratininga.
O PSDB ainda contou com a passagem da senadora Simone Tebet (MDB), candidata a presidente ao lado da senadora tucana Mara Gabrilli. Simone esteve em Taubaté e São José dos Campos em 29 de agosto. Ela também visitou Aparecida.
TARCÍSIO
Tarcísio de Freitas também tem feito do Vale um alvo preferencial para brigar pelos votos dos paulistas. Foi em São José dos Campos, por exemplo, em 18 de agosto, que ele lançou sua campanha eleitoral pelo governo de São Paulo em evento na Farma Conde Arena, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Formando uma espécie de ‘chapa pura’ de São José, tendo como candidato a vice o ex-prefeito da cidade, Felicio Ramuth (PSD), o ex-ministro tem transitado com frequência pela região.

No último domingo (11), Tarcísio participou de missa no Santuário Nacional, onde conversou com dom Orlando Brandes, o arcebispo de Aparecida. Depois visitou as dependências do Hospital Frei Galvão e a unidade feminina da Fazenda da Esperança, ambos em Guaratinguetá.
No começo do mês, Tarcísio esteve em Campos do Jordão e no dia 20 de agosto, ao lado de Felicio, participou de ‘adesivaço’ na zona norte de São José. Na mesma cidade, no começo de abril, o candidato do Republicanos recebeu o título de cidadão joseense.
Uma das estratégias de Tarcísio tem sido atuar na região ao lado de Bolsonaro, que escolheu São José para o lançamento da sua campanha à reeleição no estado de São Paulo.
HADDAD
O petista Fernando Haddad começou a visitar a região no final do ano passado. Em novembro, ele visitou São José dos Campos e passou pelo bairro do Pinheirinho dos Palmares, se encontrou com militantes na Câmara e foi até o campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Passou ainda pela Sociedade Missionária dos Franciscanos em Caçapava, visitou a fábrica de bananinha de Paraibuna, concedeu entrevista e foi até o Instituto Federal em Jacareí.
O roteiro contou ainda com passagens por Areias, Lorena, ao Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá e Pindamonhangaba.

Em julho deste ano, Haddad esteve no Litoral Norte visitando as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, onde passou pelo porto, e Ubatuba.
Por enquanto, entre os três principais concorrentes ao governo paulista, o petista é o único que não contou com agenda no Vale do candidato à presidente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem esteve em cidades da região foram as ‘primeiras-damas’ Lu Alckmin e Ana Estela Haddad, mulheres de Geraldo Alckmin e Fernando Haddad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *